A Aena, empresa espanhola que ganhou a concessão do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e que assumirá mais 17 aeroportos pelo país, anunciou na última segunda-feira, 25, que vai contruir um novo terminal de passageiros até junho de 2028.
Segundo o diretor-presidente da companhia, a construção é necessária para que possam aumentar a distância entre as pistas de taxiamento e a principal, que está fora das normas internacionais. Assim, será feito o deslocamento da pista de táxi para onde estão as pontes de embarque e o próprio terminal de Congonhas, que deverá ser refeito.
Além disso, o objetivo é melhorar o espaço interno do aeroporto, uma vez que há várias reclamações sobre poucos guichês pra fazer check-in e pouco espaço de passageiros.
Mudanças Imediatas
Entre as principais mudanças, que devem ocorrer de forma mais imediata, estão:
- Melhoria da fachada do aeroporto
- Reforma dos banheiros
- Ampliação das salas de embarque em que o passageiro tem que pegar ônibus para embarcar no avião
- Ampliação das vias de acesso ao aeroporto
Atualmente, a área do terminal do Aeroporto de Congonhas, que é um dos mais movimentados da América Latina, é de 35 mil metros quadrados, e a proposta deve amplia-lo para 80 mil metros quadrados.
Entrega do Projeto
Até dezembro a empresa deve entregar a proposta de projeto para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). No entanto, para fazer as mudanças, a concessionária terá de consultar o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), pois o aeroporto é tombado.
O novo projeto também prevê estrutura para voos internacionais curtos, de cerca de 4h ou 5h de duração, para países da América Latina – caso as companhias aéreas façam propostas.
A expectativa da Aena é aumentar o fluxo para 22 milhões de passageiros por ano que passam pelo aeroporto até o fim da concessão, que é de 30 anos. A Infraero, atual administradora, afirma que a última grande obra em Congonhas ocorreu no início dos anos 2000.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.