O Aeroporto de Chapecó, Serafim Enoss Bertaso, em Santa Catarina, alcançou um novo recorde em 2024, com quatro destinos em operação. Foram 617 mil passageiros atendidos ao longo do ano, superando o marco anterior de pouco mais de 600 mil viajantes registrado em 2023. O crescimento de aproximadamente 3% mostra a relevância do terminal para a região. Além disso, o aeroporto tem sido fundamental para conectividade do interior de Santa Catarina com outros estados brasileiros.
O mês de agosto, especialmente, foi o mais movimentado do ano. Durante o mês foram cerca de 59 mil passageiros que passaram pelo terminal e 436 voos operados. Esses números representam um aumento de 14% em relação à média mensal.
Para comemorar os resultados, a Azul realizou uma ação especial em janeiro de 2025, com um “batismo” de uma aeronave proveniente de Florianópolis e surpresas para os passageiros que embarcaram ou desembarcaram no dia.
Conheça as Rotas em Operação
Atualmente, o Aeroporto de Chapecó tem voos regulares para quatro destinos com as principais companhias aéreas brasileiras, Azul, GOL e LATAM. Os voos conectam a cidade do interior de SC com a capital do estado e outros importantes aeroportos no Estado de São Paulo.
- Chapecó (XAP) → Florianópolis (FLN): voos diários operados pela Azul e com frequência de 3 dias na semana pela GOL.
- Chapecó (XAP) → Viracopos (VCP): voos diários operados pela Azul.
- Chapecó (XAP) → Guarulhos (GRU): voos operados pela GOL e LATAM com frequência de pelo menos 6 voos na semana, praticamente todos os dias com algumas excessões.
- Chapecó (XAP) → Congonhas (CGH): voos operados pela GOL. com frequência de 6 voos semanais, exceto aos sábados.
Investimentos em Infraestrutura e Sustentabilidade
Sob a administração da concessionária Voe Xap, o terminal recebeu mais de R$ 42,5 milhões em investimentos desde 2022, focados em segurança, eficiência, conforto e sustentabilidade. Entre os destaques estão a aodernização do pátio de aeronaves, com instalação de duas ilhas de concreto, garantindo mais segurança nas operações.
Além disso, o aeroporto recebeu a homologação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), o qual fornece auxílio visual para pousos em condições climáticas adversas, reduzindo cancelamentos e atrasos. Por fim, para garantir maior sustentabilidade, foi feito a reutilização de efluentes tratados. Com isso, reduziu-se em cerca de 70% o consumo de água potável, gerando uma economia de 390 mil litros por mês.
Perspectivas para 2025
Com o recorde de movimentação em 2024 e a modernização de sua infraestrutura, o Aeroporto de Chapecó está preparado para atender a uma demanda ainda maior em 2025. A ampliação das rotas existentes e a possibilidade de novas conexões prometem continuar fortalecendo o papel do terminal como um dos mais importantes hubs regionais da região Sul do país.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.