Celso Sabino, o ministro do Turismo, anunciou que o Aeroporto de Caxias do Sul, administrado pelo governo estadual, pode ser assumido pela Infraero. Sabino afirmou ainda que a Infraero está preparada para assumir as operações deste aeroporto e pronta para, de maneira rápida, disponibilizar dezenas de funcionários.
O objetivo desta operação será o de viabilizar uma alternativa para os voos comerciais diante da tragédia que abate o sul do país, que se vêem impossibilitados de utilizar o Aeroporto Internacional de Porto Alegre, o Salgado Filho.
Mas Caxias do Sul não é o único aeroporto que tem sido considerado. Há duas outras opções sendo analisadas: os Aeroportos de Canoas e o de Canela.
No caso do Aeroporto de Canoas, a base da FAB (Força Aérea Brasileira) utilizará a área de um Shopping próximo, passando a receber aviões com passageiros e realizando os serviços de check-in e inspeções de segurança – detectores de metais e raio-X de bagagens. Para chegar até as aeronaves, os passageiros serão transportados através de ônibus que serão disponibilizados.
Já o Aeroporto de Canela, também administrado pelo governo estadual, será uma alternativa para retomar o fluxo de turistas na Serra Gaúcha – isso quando as condições permitirem, claro. Canela fica por volta de 10 quilômetros de Gramado, que é uma cidade muito procurada, especialmente no inverno.
O turismo é um dos setores que têm sofrido enormes perdas com toda esta catástrofe. Porém, uma dificuldade, no caso do Aeroporto de Canela, é a disponibilização de combustível para a aviação. Soluções precisarão ser encontradas.
Celso Sabino afirmou, “Já que o aeroporto Salgado Filho está totalmente submerso, estamos trabalhando para que aeroportos alternativos no Rio Grande do Sul sejam utilizados”.
Ele afirma ainda que, quase 30% da oferta de assentos antes de toda a tragédia, já está sendo recomposta, através de uma malha aérea emergencial. Mas ele declara que “Na próxima semana, deveremos chegar a 50%. Estamos montando uma operação de guerra”.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.