Para reduzir cancelamentos de voos devido à neblina, o que certamente é um dos maiores inconvenientes na operação do aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, a operadora do terminou adotou um novo procedimento de aproximação para pouso desde o dia 13 de junho, conhecido como RNP AR 1.5.
Este sistema, que utiliza rastreamento via satélite, requer homologação dos órgãos aeronáuticos e foi confirmado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O RNP AR 1.5 permite pousos com visibilidade reduzida, exigindo nuvens a 80 metros de altura e 1,2 mil metros de visibilidade horizontal, ao contrário do sistema atual, o RNP AR 3.0, que necessita de 100 metros de altura e 1,5 mil metros de visibilidade.
Técnicos da ANAC visitaram o aeroporto para prestar apoio técnico, enquanto uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) inspecionou os equipamentos do aeroporto. A implementação do RNP AR 1.5 é vista como a medida mais prática para o terminal, uma vez que a instalação do Instrument Landing System (ILS), usado em aeroportos de grande tráfego, não é possível devido às limitações do local.
Além disso, a prefeitura está adquirindo o Precision Approach Path Indicator (Papi), um sistema de luzes que auxilia pousos visuais, complementando as melhorias na infraestrutura do aeroporto Hugo Cantergiani.
Tais medidas, visam mitigar os problemas enfrentados pela malha aérea emergencial existente no Rio Grande do Sul, após as enchentes sofridas no Estado no mês de Maio.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.