O Aeromóvel, trem entre os terminais no Aeroporto de Guarulhos, será inaugurado em fevereiro de 2025. Inicialmente prevista para dezembro de 2024, o início das operações foi adiado devido a atrasos nos testes e simulações do sistema. O serviço conectará a estação da CPTM aos terminais do aeroporto, oferecendo uma alternativa mais eficiente aos ônibus atuais.
Aqui você encontra:
O Aeromóvel
O Aeromóvel constitui-se de um sistema automatizado de transporte, com uma tecnologia que faz uso de veículos movidos a ar, operados sobre trilhos elevados. Para movimentar o Aeromóvel é utilizado ar comprimido. Este ar é empurrado através de dutos, com a ajuda de um ventilador ou um compressor localizado em cada estação. Este processo resulta num diferencial de pressão, o que faz com que os veículos se movimentem.
Este sistema é muito vantajoso especialmente por dois fatores: ele não necessita de motores a bordo, além de tornar o veículo mais leve e eficiente.
O People Mover facilitará muito a vida dos passageiros que se utilizam da CPTM para chegar até o Aeroporto de Guarulhos, que não precisarão arrastar sua bagagem desde o vagão até o andar inferior de onde saem os ônibus que os transportam até os terminais, visto que o embarque será feito no nível da plataforma. Além disso, eles oferecerão comodidades como ar-condicionado e maior espaço interno.
A Aeromóvel conectará a estação da Linha 13 – Jade, CPTM Aeroporto Guarulhos a cada um dos três terminais do aeroporto. Ou seja, ao todo serão quatro estações e sua capacidade de transporte será para até 2 mil passageiros por hora, em cada direção.
O tempo total estimado, tanto de espera como de viagem, é de 6 minutos e a extensão total a ser percorrida será de 2,7 quilômetros. O People Mover contará em sua frota com três veículos, sendo que cada um deles será composto por dois carros. O trem substituirá o atual sistema de ônibus que liga a estação de trem CPTM aos terminais do Aeroporto de Guarulhos.
Nova Data
Segundo informações da CPTM, e da ANAC, o Aeromóvel deverá iniciar suas operações somente em fevereiro de 2025.
Este atraso levou a agência a abrir um processo administrativo e o resultado poderá ser uma multa a ser paga pela GRU Airport que, além de ser a concessionária do aeroporto, é também a responsável pelo gerenciamento do projeto.
Apesar dos trens do Aeromovel terem passado por vários testes em toda sua extensão (que é de 2,7 km englobando suas quatro estações), não foi presenciada até hoje nenhuma simulação propriamente dita de sua operação.
A expectativa é bastante grande porque, dentre outros motivos, este novo sistema substituirá os atuais ônibus gratuitos oferecidos pela GRU Airport. Duas de suas grandes desvantagens é que seus intervalos são maiores e as viagens são mais demoradas, a depender do trânsito da região.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.