O Aeromóvel do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, permanecerá inativo até 2026 devido aos danos causados pelas enchentes de 2024, que exigem a modernização completa de seus sistemas. Enquanto isso, a Trensurb avalia alternativas de transporte temporárias para mitigar os impactos da paralisação.
O Aeromóvel do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, é uma enorme ajuda para aqueles que necessitam acesso para este destino. Porém, ele ficará fora de circulação até o próximo ano, devido à necessidade de melhorias e modernização.
O aeromóvel, movido por propulsão, foi construído para a Copa do Mundo no ano de 2014 e é o único que circula comercialmente no Brasil e com uma tecnologia gaúcha. Há outro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, mas ainda está fase de testes.
As enchentes históricas que atingiram a capital gaúcha em maio do ano passado, causaram grande impacto ao aeromóvel. A data prevista dada inicialmente pela estatal de trens metropolitanos para o retorno de suas atividades foi final de 2024.
A justificativa dada pelo CEO da Aeromóvel Brasil (também conhecida como Aerom), Marcus Coester, foi a de que houve perda total em vários equipamentos elétricos e de automação. E, em consequência, será necessário um prazo maior para que o conserto seja concluído. Inclusive, haverá a troca por um sistema mais moderno.
O aeromóvel do Aeroporto de Porto Alegre funciona sobre uma pista de aproximadamente um quilômetro de extensão. Seus usuários tinham a vantagem de um menor tempo de locomoção, além de um custo reduzido devido à sua ligação com o restante do sistema do metrô, inclusive com uma conexão até o Centro da Capital, além de Novo Hamburgo. O valor de cada passagem é de R$ 4,50. Os usuários procedentes de outras origens tinham a opção e a vantagem de acessar o terminal aéreo sem pagar outro bilhete.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.