Se há uma unanimidade entre todos os viajantes que passam pelo aeroporto central da capital paulista, é quanto à precariedade de suas instalações e a constante super lotação. Porém, a AENA, administradora do Aeroporto de Congonhas, promete resolver o problema em breve com o início das obras do novo terminal.
Aqui você encontra:
O Aeroporto de Congonhas e a AENA
A AENA é uma concessionária espanhola e responsável pelo Aeroporto de Congonhas desde outubro de 2023. Ela fará um investimento de R$ 2 bilhões nesta reforma.
Em março deste ano, o Governo do Estado de São Paulo em seu site publicou detalhes sobre o investimento da Aena:
O investimento prevê mais acessibilidade, novas pontes de embarque, áreas mais amplas no embarque, saguão e check-in, nova saída rápida na pista para reduzir atrasos nas operações, requalificação de pistas e pátios, melhorias no acesso viário, bolsão de carros de aplicativos e de locadoras, praça pick-up para embarque em carros de app, acesso direto ao metrô (linha 17 ouro que está em construção), terminal de passageiros com 105 mil m2, área exclusiva para embarque e desembarque e mais.
Sobre a importância do aeroporto, o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena disse:
Congonhas é o segundo aeroporto mais movimentado do país, com atuais 22 milhões de passageiros. As melhorias vão gerar um aumento de aproximadamente sete milhões de passageiros, atingindo 29 milhões. E o site ainda informa que O Aeroporto de Congonhas é considerado a 1ª ponte aérea mais movimentada em assentos ofertados na América Latina, com 230 mil operações de voo, é o 3º doméstico mais conectado com mais de 65 rotas nacionais e o 7º mais movimentado em número de passageiros totais da AL, com 22 milhões de passageiros anuais.
De 2022 para 2023 Congonhas teve um aumento de 23% em seu número de passageiros – foram 22,5 milhões de pessoas que por ali passaram para viajar.
Obras Imediatas
O diretor executivo do Aeroporto de Congonhas, Kleber Meira afirmou que há obras que precisam ser aceleradas, sendo que a AENA alistou várias delas que serão entregues ainda este ano. Vamos a algumas delas:
- Reordenamento das vias no entorno e ampliação do meio fio em 250 metros – tudo isso para tentar diminuir os congestionamentos
- Será também criado um bolsão para carros de aplicativos, com 72 vagas
- A tão necessária, esperada e desejada reforma dos banheiros
- Revitalização de sua fachada
A Prefeitura deu a autorização e a AENA já iniciou o processo de demolição de hangares e prédios, para que o terminal comece a ser construído.
Obras a Médio e Longo Prazo
Além disso, a AENA anunciou outros detalhes sobre a ampliação do Aeroporto de Congonhas:
- Construção de um novo terminal, que terá um espaço de 105 mil metros quadrados contrastando com os atuais 50.000 m². O Terminal atual será reformando e utilizado para desembarque de passageiros, quando o novo estiver concluído.
- Aumento das posições para as aeronaves – Atualmente são 30
- Pontes de embarque – Hoje são 12 e passarão a ser 19. Isso elevará sua capacidade operacional para quase 30 milhões de passageiros por ano – o total de hoje é de 22 milhões. Além disso, esta mudança garantirá que 70% dos passageiros embarquem pelos fingers e não remotamente, como acontece hoje através de ônibus, causando consideráveis transtornos.
- Reforma do sistema de ar condicionado, que tem simplesmente mais de 50 anos!
- Aumento das posições de Raio-X para fiscalização das bagagens. Hoje são em número de 10, mas passarão a ser 17
- Sistema de processamento de bagagens – Será instalado um sistema totalmente novo, com 10 carrosséis (hoje são apenas três)
- Esteiras para restituição de bagagem – Hoje são cinco, mas serão criadas mais duas, totalizando 228 metros de extensão
- Área de check in – Contará com 72 posições e, no futuro, poderão chegar a 108
- Portões de embarque – Serão 10 portões de embarque remoto. Já o hangar, tombado como patrimônio histórico, servirão como sala de embarque
- Área comercial – Cerca de 20 mil m² serão destinados a espaços comerciais, como lojas, serviços, salas VIP, escritórios além de salas empresariais
- Acesso direto à Linha Ouro do metrô
- Sustentabilidade – Esta área também receberá atenção nesta reforma do Aeroporto : contará com uma nova subestação elétrica, além de mais equipamentos; a energia utilizada será limpa; haverá redução no uso de combustíveis fósseis; será construída uma nova central de resíduos sólidos além de uma estação de tratamento de água e reuso; o combustível será distribuído através de dutos, dispensando o uso de caminhões; haverá mais iluminação natural.
Com estas melhorias, o Aeroporto de Congonhas terá condições de receber aeronaves que realizam voos internacionais, como o Airbus A321neo, por exemplo. Mas por hora, a prioridade são mesmo os voos domésticos.
Cronograma da Reforma
O projeto da reforma levará um tempinho e tem seu término previsto para junho de 2028. Veja na tabela abaixo o Cronograma das obras:
Até o final de 2024 |
|
Até o final de 2028 |
|
Grande Desafio
Como se não bastasse toda a complexidade que envolve a presença de um aeroporto de tamanha importância na região metropolitana de São Paulo, tendo tantos vizinhos e tão próximos, o desafio ainda maior é o de realizar todas estas reformas com o aeroporto em operação.
Com informações da CNN Brasil
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.