Novidade importantíssima no maior aeroporto do Brasil. O BTG Pactual está em negociações com a Investimentos e Participações em Infraestrutura (Invepar), para a aquisição da concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos e, com isso assumir a administração do terminal. Tendo sido o primeiro aeroporto a ser privatizado no país, em 2012, em leilão realizado pela B3, a administração é feita atualmente pelo GRU Airport, grupo composto em 51% de capital privado, a Grupar, (entre Invepar e ACSA) e 49% da Infraero. A informação foi divulgada inicialmente por Lauro Jardim em sua coluna no jornal O Globo.
A Invepar é detentora de 80% do capital da Grupar, enquanto os 20% restantes ficam com a Airports Company South Africa (ACSA). A divisão da Invepar fica com alguns dos maiores fundos de pensão estatais do Brasil, sendo dividido por 4 acionistas principais: Previ (fundo de pensão do Banco do Brasil), Funcef (fundo de pensão da Caixa), a Petros (fundo de pensão da Petrobras) e o Fundo de Investimento em Participações (FIP) Yosemite, que possui credores da ex-acionista OAS, cada um com cerca de um quarto do capital da empresa.
A gestão de um terminal aeroportuário não seria uma novidade para o BTG Pactual, que lançou no final do último ano o Terminal BTG Pactual, no Aeroporto de Guarulhos. Recentemente o CEO da instituição, Roberto Sallouti, realçou o sucesso do espaço e o alcance de números maiores do que inicialmente previstos. Esse movimento seria um contragolpe à sua maior concorrente, a XP Investimentos, que é a administradora atual de dois aeroportos: Campo de Marte, em São Paulo, e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
A concessão inicial do Aeroporto de Guarulhos possui 20 anos de duração, com encerramento em 2032. No entanto, em 2024, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sinalizou positivamente para um aditivo no contrato aumentando o período por mais um ano e quatro meses em razão de investimentos pelo GRU Airport. O novo prazo vai até 2033.
O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, Governador André Franco Montoro, é o maior do Brasil. Em número de passageiros transportados fica atrás apenas do Aeroporto Internacional da Cidade do México na América Latina, sendo um dos trinta mais movimentados em todo o mundo. Em 2024, o terminal bateu o seu recorde ao atingir 43,6 milhões de passageiros passando pelos seus corredores. O número anterior era de 2019, quando chegou a 43.002.119 turistas. A atual capacidade é de 50,5 milhões de passageiros por ano.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.