Executivos da Visa, Mastercard e Elo destacaram que, nos próximos cinco anos, o mercado de pagamentos passará por transformações significativas, impulsionadas pela integração de tecnologias como Pix, reconhecimento facial e biometria comportamental. Além disso, as empresas apostam no crescimento das carteiras digitais e na colaboração com órgãos reguladores para garantir segurança e conveniência nas transações.
Futuro dos Pagamentos Está Longe das Senhas Tradicionais
Em evento realizado no final de 2024 para discutir sobre tendências, economia e o futuro do consumo e das tecnologias de pagamento, foi consenso que nos próximos 5 anos haverá uma mudança em como as transações e pagamentos serão feitas. A opinião foi compartilhada pelos executivos presentes das três maiores bandeiras de cartões no país, Visa, Mastercard e Elo.
Marcelo Tangioni, CEO da Mastercard, afirmou que a busca de formas mais simples de pagamento, com segurança garantida, como análise de padrões de digitação, localização do usuário, trarão mais segurança às transações.
“A gente acredita em uma combinação entre segurança e conveniência. Eliminando as senhas e integrando métodos como reconhecimento facial e biometria comportamental, garantimos mais segurança e agilidade no pagamento”, afirmou Marcelo Tangioni no evento.
Já o Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa no Brasil, Rodrigo Cury, comentou sobre a expectativa de que o Pix, que já revolucionou o sistema de pagamentos no país, se integre ainda mais com o sistema de cartões, tornando-o híbrido. Assim como Giancarlo Greco, da Elo, comentou que o Pix trouxe uma camada de complexidade maior aos pagamentos e sua integração permitirá mais robustez e segurança nas redes de pagamento.
Acerca das carteiras digitais, os executivos apontam para uma mesma expectativa de crescimento e desenvolvimento. Para Greco, o mercado está preparado com seus mais de 7 milhões de terminais que aceitam essa tecnologia. Ao passo que Cury acredita que as carteiras digitais serão responsáveis pela maior transformação no mercado de pagamentos dos próximos anos.
Segundo o CEO da Elo, a empresa sob seu comando tem expandido seu papel para além das emissões de cartões, com o objetivo de permitir que os pagamentos sejam feitos de maneira fácil e conforme o consumidor deseje. No paralelo, o chefe executivo da Mastercard, afirmou que “nosso propósito é permitir que as pessoas possam pagar e receber da maneira que preferirem” e que a empresa tem desenvolvido sistemas de pagamentos instantâneos em outros países, como o Reino Unido, inspirado pelo Pix no Brasil.
Por fim, os executivos compartilham a ideia que os órgãos reguladores precisam estar próximos, a fim de sustentar essas mudanças com segurança. Nessa linha, Cury da Visa destaca que a “digitalização é uma tendência, mas a regulação também desempenha um papel fundamental”.
Para Saber Mais
Clicando aqui você acessa a página de promoções do Pontos pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.