JetBlue e United concluem revisão do acordo Blue Sky com o Departamento de Transportes dos EUA. Parceria inédita permitirá acúmulo de milhas cruzado, venda de voos combinados e uso compartilhado de benefícios de fidelidade entre as companhias.
JetBlue e United Airlines anunciaram nesta terça-feira (29) a conclusão da revisão regulatória do acordo Blue Sky pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT). Com a aprovação, as empresas estão liberadas para iniciar a implementação da colaboração, que pretende integrar parcialmente suas operações e programas de fidelidade.
Segundo comunicado conjunto, a parceria começará a oferecer benefícios aos passageiros a partir deste outono no hemisfério norte, com a implementação ocorrendo em fases.
Integração de programas de fidelidade e canais de venda
Um dos pilares do acordo é a possibilidade de acúmulo e resgate de pontos e milhas entre os dois programas de fidelidade. Clientes do MileagePlus, da United, poderão ganhar e usar milhas na maioria dos voos da JetBlue. O mesmo valerá para membros do TrueBlue, da JetBlue, em relação à malha doméstica e internacional da United.
Além disso, as empresas firmaram um acordo de interline tradicional, o que permitirá a venda cruzada de voos nos sites e aplicativos de ambas as companhias. Isso significa que clientes poderão reservar itinerários combinados utilizando um único canal de venda, com trechos operados por JetBlue e United.
Reconhecimento de status e benefícios
Outro aspecto da parceria envolve o reconhecimento de benefícios de status entre as duas empresas. Passageiros com status elite em qualquer um dos dois programas poderão usufruir de vantagens como embarque prioritário, acesso a assentos com mais espaço e opção de remarcação para voos no mesmo dia, inclusive quando viajarem em aeronaves da outra companhia.
Acordo envolve aeroportos de Nova York e integração tecnológica
O entendimento inclui ainda mudanças operacionais importantes nos aeroportos da região metropolitana de Nova York. A JetBlue cederá à United acesso a slots no Aeroporto JFK para até sete voos diários de ida e volta a partir do Terminal 6, com início previsto para 2027. Em contrapartida, as duas empresas farão uma troca de oito horários de voo no Aeroporto de Newark, em um arranjo descrito como “neutro em capacidade líquida”.
No campo digital, a United migrará seus serviços de venda de pacotes de viagens, reservas de hotéis, aluguel de carros, cruzeiros e seguros de viagem para a tecnologia e infraestrutura da Paisly, plataforma de viagens da JetBlue.
Colaboração sem fusão
Embora o Blue Sky una duas concorrentes em um modelo raro de integração operacional, as empresas mantêm operações e estruturas jurídicas independentes. A parceria ocorre após a dissolução do Northeast Alliance entre JetBlue e American Airlines, que foi invalidado por decisão judicial no ano passado.
A expectativa é que novos detalhes sobre cronograma e alcance da colaboração sejam divulgados nas próximas semanas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





