A China anunciou a isenção de visto para brasileiros que permanecem no país por até 30 dias – e para cidadãos da Argentina, Chile, Peru e Uruguai. A medida foi anunciada nesta quinta-feira, 15 de maio, pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian.
Aqui você encontra:
Isenção de Visto para Brasileiros na China
A isenção de visto para ingressar na China é válida para brasileiros e cidadãos de outros quatro países da América do Sul. A medida entra em vigor em 1º de junho e abrange viagens de turismo, negócios, visitas a parentes e amigos, intercâmbio ou trânsito entre outros destinos.
Jian, do Ministério das Relações Exteriores da China, informou que a medida é válida como teste até 31 de maio de 2026. Depois disso, o governo do país asiático vai decidir se prorroga ou faz alguma alteração na nova política.
“Convidamos mais amigos estrangeiros a se beneficiarem das políticas de isenção de visto e outras políticas de facilitação de vistos da China para virem à China e vivenciarem sua diversidade, vibração e dinamismo”, disse Lin Jian em coletiva de imprensa.
Isenção de Visto Aproxima China de Países Latino-Americanos
A flexibilização da obrigatoriedade do visto é percebida como um movimento de aproximação da China com os países latino-americanos, em um momento de intensificação das relações, envolvendo acordos comerciais e investimentos. O presidente chinês, Xi Jinping, já havia anunciado a medida durante a abertura do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe), mas sem detalhar quais seriam os cinco países.
Hoje, o cidadão brasileiro paga R$ 475 na taxa do visto. Para solicitá-lo, é preciso preencher um formulário, apresentar passaporte válido, foto recente e comprovantes da viagem (passagem e hospedagem). Em alguns casos, a lista pode incluir convite e comprovante de renda.
Investimento no Turismo
O Pontos Pra Voar mostrou que o governo chinês investe pesado no setor de turismo para atrair cada vez mais visitantes. Além da isenção de visto para visitantes, nos últimos anos foram feitos investimentos com o objetivo de revitalizar o setor e adaptá-lo às mudanças globais, assim como às expectativas dos turistas.
Em 2019, a China registrou aproximadamente 143 milhões de entradas internacionais. Agora, espera não apenas recuperar os níveis pré-pandêmicos, mas ir além, otimizando a qualidade do turismo e a acessibilidade. O país oferece aeroportos modernos, uma ampla malha ferroviária e prevê abertura de novos hotéis e resorts e treinamento aos profissionais do turismo.
Outros Anúncios do Fórum China – Celac
O Fórum China – Celac reuniu chefes de Estado da América Latina e do Caribe em Pequim nos últimos dias, incluindo o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, entre os anúncios feitos, estão a promessa de bolsas de estudo na China e vagas para treinamento, além de uma linha de crédito para os países da América Latina e do Caribe.
Xi Jinping não descarta ampliar a isenção de visto para outros países da região, “quando apropriado”.
Para Saber Mais
Aqui você encontra outros artigos em nosso site sobre acúmulo de pontos que publicamos recentemente.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.