O Aeroporto Internacional de Belém atingiu a marca histórica de 4,1 milhões de passageiros em 2024, com destaque para o crescimento de 58% no fluxo internacional, com novos destinos. Além disso, um aumento de 61% nas operações internacionais consolidou sua posição como hub estratégico na região Norte, com conexões para 22 destinos nacionais e quatro internacionais.
Pela primeira vez na história, o Aeroporto Internacional de Belém atingiu 4,1 milhões de passageiros atendidos em um ano, superando assim o recorde anterior de 2014, quando, na época, foram registrados 3,8 milhões de embarques e desembarques. Portanto, o desempenho de 2024 protocola um marco significativo na história do aeroporto. De acordo com a assessoria da Norte da Amazônia Airports (NOA), em nota ao DIÁRIO DO TURISMO, o crescimento em 2024 foi de 15% em relação a 2023, considerando embarques, desembarques e conexões.
Além disso, o número de passageiros em voos internacionais se destacou ainda mais. Enquanto em 2023 foram 117 mil viajantes, esse total, por sua vez, saltou para 186 mil em 2024, representando um aumento expressivo de 58%. Dessa forma, o crescimento no fluxo internacional não apenas reflete a expansão das operações, mas também, e de forma significativa, o fortalecimento da conectividade da região.
O mês de julho, por sua vez, marcou o período mais movimentado, com um recorde histórico de 415 mil viajantes nas chegadas e partidas. Esse desempenho consolidou o aeroporto como o primeiro da região Norte a superar a marca de 4 milhões de passageiros em um único ano, destacando sua crescente importância no cenário aéreo nacional.
Ao longo de 2024, mais de 33,3 mil voos regulares foram operados para 22 destinos nacionais e quatro internacionais, representando um aumento de 13,6% em relação a 2023. Para Artur Thiago Costa, diretor financeiro da NOA, as perspectivas para 2025 são promissoras.
“Celebramos resultados tão expressivos para o Aeroporto Internacional de Belém. Nosso compromisso é não apenas garantir a conectividade da capital paraense e impulsionar o turismo, mas também oferecer uma experiência aprimorada aos nossos passageiros. Com o avanço das obras de modernização, acreditamos que este ano trará novas conquistas, incluindo recordes de movimentação e satisfação dos viajantes”, afirma.
Voos Internacionais Crescem 61%
Ademais, o ano de 2024, de fato, marcou uma nova era para o Aeroporto Val-de-Cans em conectividade internacional. Em consequência disso, o aeroporto viu um aumento significativo em suas operações internacionais, o que reflete o crescimento da sua importância na região. Assim, os resultados alcançados em 2024 indicam uma expansão contínua, consolidando a posição do aeroporto no cenário global.
Entre janeiro e dezembro, foram operados 1.651 voos para destinos como Lisboa (Portugal), Fort Lauderdale (EUA), Paramaribo (Suriname) e Caiena (Guiana Francesa). Esse volume, portanto, representa um aumento expressivo de 61% em pousos e decolagens internacionais em comparação com 2023. Como resultado, o aeroporto não apenas consolidou sua posição, mas também ampliou significativamente suas opções de voos internacionais para os passageiros.
Além disso, o Aeroporto Internacional de Belém conta atualmente com voos regulares para o exterior, operados por diversas companhias aéreas, como Air France, Azul, Gol, Surinam Airways e TAP Air Portugal. Consequentemente, o aeroporto fortalece ainda mais sua conectividade internacional e, por essa razão, amplia as opções de viagens para os passageiros. Com isso, consolidando-se como um hub estratégico e importante na região.
Segundo Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, os resultados de 2024 reforçam a eficiência operacional e o potencial estratégico do aeroporto.
“É com muito orgulho que celebramos conquistas tão relevantes para a história do Val-de-Cans. Esses números evidenciam sua posição estratégica na mobilidade regional e seu papel como motor do desenvolvimento econômico e do turismo na Amazônia”, afirma.
Migliorini também destaca as melhorias já realizadas e as próximas inovações.
“Desde que assumimos a gestão, em setembro de 2023, implementamos diversas melhorias para oferecer viagens mais confortáveis, eficientes e seguras. No último semestre, iniciamos os investimentos da fase I-B da concessão, que incluem a modernização completa do aeroporto. Essa etapa otimizará o fluxo de passageiros, ampliará o conforto térmico e o mix comercial, além de atrair novas conexões aéreas, consolidando Val-de-Cans como referência na região”, conclui.
Destinos – Aeroporto de Belém
Sudeste e Centro-Oeste
- Brasília (DF)
- Belo Horizonte (MG)
- Rio de Janeiro (RJ)
- São Paulo (SP)
- Campinas (SP)
Nordeste
- Recife (PE)
- Natal (RN)
- Fortaleza (CE)
- São Luiz (MA)
Norte
- Boa Vista (RR)
- Manaus (AM)
- Macapá (AP)
- Santarém (PA)
- Altamira (PA)
- Monte Dourado (PA)
- Porto de Moz (PA)
- Carajás (PA)
- Marabá (PA)
- Breves (PA)
- Paragominas (PA)
- Tucuruí (PA)
- Salinópolis (PA)
Internacionais
- Paramaribo (Suriname)
- Caiena (Guiana Francesa)
- Fort Lauderdale (EUA)
- Lisboa (Portugal)
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.