A LATAM transportou 34,8 milhões de passageiros em voos domésticos no Brasil em 2024. O número representa alta de 5,6% na comparação com o ano anterior. Segundo a companhia aérea, em 2023, foram 33 milhões.
O crescimento de 2022 para 2023, no entanto, foi maior – de 15%. Apesar disso, a aérea avalia que “se tornou mais eficiente e competitiva após a pandemia de covid-19 e tem crescido de forma sustentável”.
De janeiro a dezembro de 2024, a LATAM ampliou em 7% a oferta doméstica de assentos (medida em ASK, assentos-quilômetros oferecidos), também na comparação com o mesmo período de 2023.
Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos.
“Os resultados de 2024 comprovam que a LATAM continua no caminho certo em seu compromisso de fazer com que mais brasileiros voem de avião”, diz Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
No total, o grupo LATAM chegou ao maior número de passageiros transportados historicamente em um ano. Foram 82 milhões entre janeiro e dezembro de 2024, com crescimento de 11% em relação a 2023.
Aumento e Modernização da Frota
Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%. Entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, a aérea recebeu 25 novas aeronaves direto de fábrica – todas da família Airbus A320neo.
Segundo a companhia, os novos aviões são até 20% mais eficientes do que os antecessores quando se leva em consideração o consumo de combustível e as emissões. A redução das emissões de CO2 é um dos grandes desafios da indústria da aviação.
Entre entregas de novas aeronaves e devoluções de outras, a frota brasileira da LATAM teve aumento de 19 aeronaves na comparação com dezembro de 2022, o que significa 1,6 milhão de novos assentos. Hoje, a aérea soma 163 aeronaves com idade média de 10,4 anos.
“Atualmente, nenhuma companhia aérea investe mais no crescimento da aviação brasileira do que a Latam. A verdade é que, em um cenário mundial de escassez de aviões e peças, estamos conseguindo ampliar de forma eficiente a nossa frota”, disse Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, em dezembro.
A Latam afirma que opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para 52 aeroportos em território nacional.
Em relação à operação internacional, a área tem voos próprios do país para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, foram inauguradas as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.