Azul e Abra, controladora da GOL e Avianca, avançam para a assinatura de um memorando de entendimento que pode levar à fusão entre as companhias, permitindo que ambas mantenham operações independentes enquanto fortalecem a concorrência com a LATAM. O atraso nas negociações decorreu da recuperação judicial da GOL nos Estados Unidos, com desfecho esperado para abril, e ambas as empresas também buscam reestruturar dívidas para viabilizar o acordo.
A Azul e a Abra, holding controladora da GOL e Avianca, estão prestes a dar um passo importante em direção a uma possível fusão. Segundo apuração do Valor Econômico, as companhias estão finalizando os detalhes para a assinatura de um memorando de entendimento, que definirá as bases do acordo. O documento incluirá condicionantes essenciais, além de abordar a estrutura de capital e governança das partes envolvidas.
Previsto inicialmente para novembro do ano passado, o memorando deve ser assinado ainda neste mês. O atraso teria sido causado pelo pedido de recuperação judicial da GOL nos Estados Unidos (Chapter 11), cujo desfecho está programado para abril. Esse marco pode ser decisivo para viabilizar o avanço nas negociações.
De acordo com fontes ouvidas pelo Valor, o modelo discutido nos bastidores envolve a criação de uma “corporation”, ou seja, uma companhia sem controlador definido. Nesse cenário, as marcas Azul e GOL continuariam a operar de forma independente, semelhante ao acordo anteriormente estabelecido entre GOL e Avianca.
Outra possibilidade, ainda que menos provável, seria a formação de uma joint venture. Vale lembrar que as duas empresas já mantêm uma parceria operacional desde julho do ano passado, com o compartilhamento de assentos em voos (codeshare).
Concorrência com LATAM
A movimentação ocorre em um momento estratégico: Azul e GOL enfrentam o desafio de competir com a LATAM, que se consolidou como uma gigante no mercado regional após sua reestruturação em 2022.
“Azul e Gol estão atravessando uma reestruturação e precisam bater a Latam, que é supereficiente e tem uma cobertura muito grande. O ‘player’ capaz de fazer frente contra a Latam hoje na região é a Abra”, destacou uma das fontes ouvidas.
Equilíbrio de Contas
Recentemente, ambas as companhias também firmaram um acordo com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional para a redução de dívidas, outro indicativo de que estão pavimentando o caminho para uma possível fusão.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.