São Paulo é um destino cultural que sermpre oferece exposições gratuitas que encantam moradores e turistas. Entre os destaques estão o 38º Panorama da Arte Brasileira no MAC USP, a retrospectiva de Thomaz Farkas no IMS Paulista, a poética “Artistas do Vestir” no Itaú Cultural e a lúdica “Extasia” no Centro Cultural Fiesp, todas oferecendo experiências únicas e imperdíveis até 2025.
Uma das coisas que mais me encanta em São Paulo é a riqueza de oferta de atrações, entre elas, as culturais. E o melhor é que isso não precisa necessariamente envolver grandes gastos.
Existem exposições que valem muito a pena visitar e que são totalmente gratuitas! Desde lugares bem conhecidos, até outros nem tanto explorados pelos visitantes em geral. Selecionamos aqui 4 exposições gratuitas que acreditamos ser merecedoras de sua visita nestas férias ao passar pela cidade de São Paulo.
Exposições Gratuitas em São Paulo
38º Panorama da Arte Brasileira – Mil Graus
Esta exposição superinteressante é uma crítica à atual realidade em que vivemos no país, “sob a noção de calor-limite — uma temperatura em que tudo derrete, desmancha e se transforma”.
A série Panorama da Arte Brasileira teve início em 1969 e representa um marco na história das exposições. A primeira delas aconteceu exatamente na época da instalação do MAM em sua sede, na marquise do Parque Ibirapuera.
O projeto 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus foi desenvolvido pelos curadores Germano Dushá, Thiago de Paula Souza e Ariana Nuala. É parte de uma expressão coloquial que possui múltiplos significados, mas sempre com o sentido de elevada intensidade. A exposição leva a atenção do visitante na direção das condições marcadas pelo calor, do derretimento e das mudanças drásticas sobre qualquer matéria existente. Nela, o mundo contemporâneo é observado partindo de condições extremas, tanto em questões históricas e sociopolíticas, quanto em relação a discussões ecológicas e tecnológicas.
Como o Museu de Arte Moderna de São Paulo encontra-se temporariamente fechado devido à reforma da marquise do Parque Ibirapuera, a 38º Panorama da Arte Brasileira está acontecendo, excepcionalmente, no MAC USP.
Período: até 26 de janeiro de 2025.
Endereço: MAC-USP Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Horário de Funcionamento: de 3ª a domingo, das 10h00 às 21h00
Classificação Indicativa: 10 anos
Thomaz Farkas – Todomundo
Esta exposição acontece no IMS, Instituto Moreira Salles, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1992 pelo diplomata e banqueiro Walther Moreira Salles com o estabelecimento de seu primeiro centro cultural na cidade de Poços de Caldas (MG).] Mais tarde, em 1996, o instituto passou também a funcionar num casarão localizado no bairro de Higienópolis, na cidade de São Paulo e no Rio de Janeiro, em 1999, numa antiga residência da família Moreira Salles.
O instituto atualmente é administrado pela família Moreira Salles e sua finalidade exclusiva é a promoção, formação de acervos e o desenvolvimento de programas culturais nas áreas de fotografia,literatura, iconografia, artes plásticas, música e cinema.
A mostra Thomaz Farkas, todomundo apresenta a obra deste extraordinário fotógrafo, ressaltando especialmente sua contribuição para a fotografia moderna brasileira, cujas imagens retratam o cotidiano e a cultura popular do país.
Período: até 15 de março de 2025.
Endereço: Instituto Moreira Salles (IMS Paulista), Avenida Paulista, 2424 – Consolação.
Horário de funcionamento: de 3ª a domingo, das 10h00 às 20h00.
Artistas do Vestir – Uma Costura dos Afetos: A Moda Chega ao Itaú Cultural
Esta é uma mostra coletiva reunindo o trabalho de mais de 70 artistas, com mais de 80 peças que “compõem uma poética do tecer inventiva, questionadora e bela”.
A curadoria fica a cargo de Carol Barreto e Hanayrá Negreiros, e a mostra “propõe questionamentos a partir da moda que existe muito além das vitrines e passarelas. Ancestralidades, contemporaneidades, tecnologias e fazeres contínuos são apresentados como um convite, também, para que se entenda o ateliê não apenas como um lugar de criação, mas como parte da própria criação”.
Entre as peças que estão expostas, 10 foram comissionadas, sendo que quatro foram criadas exclusivamente para a mostra e seis exibidas pela primeira vez para o público nacional.
A exposição navega por diversos grupos do pensar e fazer moda brasileira. A exposição é divida em 3 pisos, sendo que cada um deles é identificado por um tema: Ancestralidades, Contemporaneidades e Fazeres Contínuos. Porém, todos eles se conectam e dialogam entre si sem hierarquias ou cronologia.
Primeiro piso: Ancestralidades – Seu foco está em obras e artistas que trabalham com temáticas e grupos ancestrais. É uma diversidade de
Segundo piso: Contemporaneidades – Neste piso os trabalhos expostos abordam temas atuais, e as discussões propostas estão diretamente ligadas a questões políticas, de gênero, raciais e performáticas. Aqui estão presentes diversos nomes, desde os mais conhecidos da esfera da moda brasileira até nomes independentes e alternativos, como Alexandre Herchcovitch,
Terceiro piso: Fazeres Contínuos – Este último piso faz referência aos fazeres, desenhos e costuras contínuos, que fazem parte do dia a dia de um ateliê de moda. Além disso, é um espaço para acolher performances, esculturas têxteis e oficinas, que posteriormente serão organizadas por membros da equipe educativa de mediação cultural e relacionamento do Itaú Cultural.
Período: até 23 de fevereiro de 2025
Endereço: Avenida Paulista, 149 – Pisos 1, -1 e -2
Horário de funcionamento: de 3ª a a sábado, das 11h00 às 20h00; domingos e feriados, das 11h00 às 19h00
Extasia – Uma Experiência de Volta à Infância
Extasia é uma exposição da artista Flávia Junqueira, cuja proposta é proporcionar aos visitantes um momento de magia e nostalgia. Flávia construiu um espaço que é, ao mesmo tempo teatral e também fantasioso, contendo vídeos, esculturas, além de fotografias que exploram o universo da fantasia e das lembranças lúdicas que todos nós temos da infância. É um verdadeiro convite ao sonho de novos mundos!
O ambiente é decorado com cavalinhos de carrossel e balões coloridos. Detalhe: os cavalinhos giram de ponta cabeça! E o resultado é o surgimento de sensações ambíguas, como medo e desejo, que compõem a proposta teatral da exposição. Representa uma divisória entre a realidade e a fantasia, marco divisório típico da infância de cada um de nós.
O mais legal é que este é um espaço em que a imaginação tem liberdade total, levando a uma viagem ao desconhecido. Sensações e memórias são ativadas pelo aspecto lúdico da estética do projeto. É um momento raro em que a rigidez racional é rompida, levando o visitante a uma viagem ao universo onde o céu é o limite!
Período: até 26 de janeiro de 2025
Endereço: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp – Av. Paulista, 1.313
Horário de funcionamento: de 3ª a domingo, das 10h00 às 20h00
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.