Somente de janeiro a novembro, o Brasil superou o número de turistas estrangeiros de todo o ano de 2023, com o último mês superando em 5,967 milhões de visitantes internacionais. Número também é o maior da série histórica.
O Brasil ultrapassou o total de turistas estrangeiros durante todo o ano de 2023, segundo informações do Ministério do Turismo. O país fechou o mês de novembro com 5,967 milhões de visitantes internacionais, superando os 5,908 milhões recebidos no acumulado dos 12 meses do ano anterior.
Os dados, que foram divulgados em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, ainda mostram que os números registrados em 2024 são os maiores da série histórica, medida desde 1989, para o período de janeiro a novembro.
Nestes 11 meses, o número de chegadas foi 12,9% superior ao ano passado, representando 679.971 turistas internacionais a mais no Brasil.
Origem dos Turistas
Os argentinos continuam liderando a lista de emissores de visitantes ao Brasil, com um total de 1,711 milhão de passageiros que desembarcaram no país até novembro. Os Estados Unidos vêm em segundo lugar, com pouco mais de 640 mil turistas em território nacional.
Mas, outros países da América do Sul continuam nos visitando também, como os vizinhos Chile, Paraguai e Uruguai, que juntos somaram mais de 1,331 milhão visitantes que vieram rumo aos destinos brasileiros.
Governo Está Contente com Resultados
A principal rota feita por estes passageiros que vem ao Brasil continua se concentrando em São Paulo, com mais de 2 milhões de chegadas entre janeiro e novembro. Já o Rio de Janeiro ocupa a segunda posição, com mais de 1,352 milhões de chegadas de turistas internacionais.
“Estamos batendo todos os recordes e novembro é mais uma prova disso, pois já ultrapassamos todo o ano de 2023 no receptivo de turistas internacionais. O Brasil tem se mostrado como um destino atrativo, barato e seguro para esses visitantes que podem desfrutar aqui das belezas, da culinária e da nossa rica cultura”, comemorou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
“Estamos felizes com esses resultados, mas ainda mais satisfeitos em ver que o Brasil vive agora uma etapa de crescimento do turismo internacional, e não mais de recuperação. Chegamos ao fim do ano com um aumento de 11,2% quando comparado com novembro de 2023, e quando fazemos essa comparação com novembro de 2019, o resultado é ainda maior, quase bate os 19%.
Então, isso só mostra que nossa estratégia focada em segmentação nos mercados internacionais tem dado muito resultado, como no Chile, Paraguai, França e Portugal, e temos realizado projetos inovadores para acelerar, cada vez mais, a expansão do setor turístico brasileiro”, explicou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.