O Corredor Vasariano, icônico espaço de Florença que conecta as Gallerie degli Uffizi ao Palazzo Pitti, será reaberto ao público em 21 de dezembro de 2024, após oito anos de restauração e modernização. Com melhorias em segurança e acessibilidade, como iluminação LED e elevadores, o corredor histórico estará acessível a grupos reduzidos mediante reserva, oferecendo uma experiência única por €43.
O Corredor Vasariano, na cidade de Florença, será reaberto no dia 21 de dezembro deste ano. A informação foi divulgada recentemente após inúmeras promessas de reabertura ainda em 2023 e no início de 2024 – obviamente canceladas posteriormente.
O local estava fechado desde 2016, para que fossem realizadas obras de restauração e modernização, além da adequação às normas de segurança. Os trabalhos, porém, sofreram diversos atrasos consecutivos – ainda mais pela pandemia – e foram concluídos apenas recentemente.
Modernização
O corredor, projetado no século 16, tem 750 metros de extensão, e liga as Gallerie dgli Uffizi, um dos principais museus renascentistas do mundo, ao Palazzo Pitti, que fica do outro lado do Rio Arno. Isso sem contar a travessia feita por meio da estrutura da icônica Ponte Vecchio, que é uma grande atração para os turistas.
Agora o Corredor Vasariano ganhou câmeras de vigilância, iluminação com lâmpadas de LED, sistema de climatização, um sistema de rampas e elevadores, além de novas saídas de emergências, reforçando a questão da segurança e acessibilidade ao local.
Os 700 retratos que ficavam ali expostos foram retirados e, neste primeiro momento, o local será como um “túnel aéreo”, sem obras de arte. Não há informações de onde elas serão realocadas ou se poderão ser apreciadas em outros pontos.
Acessível para Poucos
Antes de ser fechada, no entanto, o corredor era acessível apenas em raras visitas de grupos, sempre agendadas por operadores turísticos que cobravam preços exorbitantes. Porém, agora, o local será aberto para o público em geral.
Quem quiser apreciar a vista e ter mais esta experiência histórica durante a sua viagem pela Itália, poderá fazê-la de terça a domingo com reservas obrigatórias, uma vez que serão permitidas apenas 25 pessoas a cada 20 minutos.
Os ingressos custarão 43 euros (R$ 270 na cotação atual), com os Uffizi mais o adicional para o Corredor Vasariano.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.