A Qatar Airways planeja expandir suas operações na América do Sul com uma nova rota diária entre Doha e Bogotá, tornando a Colômbia um destino estratégico para conexões entre o Oriente Médio, a Ásia e destinos na América Latina. A iniciativa reforça a competitividade da companhia na região, ampliando as opções de viagem para sul-americanos com acesso a serviços reconhecidos, como o programa de fidelidade Privilege Club.
A Qatar Airways deu mais um passo para expandir sua presença na América Latina ao solicitar slots para operar voos diários entre Doha (DOH) e Bogotá (BOG) a partir de maio de 2025. O anúncio foi feito durante a 155ª Conferência de Slots da IATA, realizada em Singapura. A nova rota colocará a Colômbia como um destino estratégico para conexões entre a América Latina, o Oriente Médio e a Ásia.
De acordo com a Aerocivil, entidade responsável pela aviação civil colombiana, a introdução dessa rota impulsionará o turismo e o comércio bilateral. “Os viajantes colombianos terão acesso direto à Ásia e ao Oriente Médio, enquanto turistas internacionais ganharão uma nova porta de entrada para explorar a Colômbia,” afirmou o órgão.
Preparativos para a Rota e Desafios
Apesar de a Aerocivil mencionar que a operação seria feita com o Boeing 777X, é improvável que isso aconteça, já que a Qatar Airways só deve começar a usar o modelo 777-9 após 2026, quando o avião for certificado. Até lá, espera-se que aeronaves como o Boeing 777-200LR ou o Airbus A350-1000 sejam utilizadas.
Além disso, mesas de trabalho serão organizadas entre a Qatar Airways e as autoridades colombianas para garantir que os requisitos operacionais e regulatórios sejam cumpridos antes do início das operações.
Expansão na América Latina
Atualmente, a Qatar Airways opera voos para São Paulo (GRU) duas vezes por dia, conectando a América Latina ao Oriente Médio. Anteriormente, a companhia voava para Buenos Aires (EZE) com escala em São Paulo, mas essas operações foram suspensas.
Essa nova rota para Bogotá será estratégica para competir com a Emirates, que já opera voos para a Colômbia e outros países da região. A Qatar Airways mantém um acordo de codeshare com a LATAM, o que pode ampliar sua conectividade dentro da América Latina, incluindo outros destinos colombianos e sul-americanos.
Impacto no mercado
A entrada da Qatar Airways no mercado colombiano fortalece a conectividade global da Colômbia, abrindo novas oportunidades de comércio e turismo. Além disso, a companhia oferece serviços premium reconhecidos, com destaque para sua classe executiva “Qsuite”, considerada uma das melhores do mundo.
Viajando com Milhas na Qatar Airways
O programa de fidelidade da Qatar Airways, chamado Privilege Club, utiliza os Avios como moeda para emissão de passagens e upgrades. Os membros podem acumular Avios em voos operados pela Qatar Airways e outras companhias da aliança oneworld, além de parceiros selecionados.
Com Avios, é possível resgatar passagens para destinos globais, upgrades de cabine, bagagens adicionais e acesso a lounges. Outro benefício importante é a possibilidade de transferir pontos de programas parceiros, como o British Airways Executive Club e Iberia Plus, permitindo maior flexibilidade para maximizar os resgates em viagens ao redor do mundo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.