A Holanda anunciou o fechamento de suas fronteiras com a União Europeia a partir de 9 de dezembro, por um período inicial de seis meses, para controlar o fluxo migratório. Passageiros vindos de países da UE passarão por controles rigorosos, incluindo inspeção de passaportes, enquanto restrições específicas afetarão solicitantes de asilo e seus acompanhantes.
O governo holandês informou que o país vai fechar suas fronteiras com a União Europeia a partir do dia 9 de dezembro – e assim a irá manter por pelo menos seis meses.
O motivo, segundo o governo, é controlar o fluxo migratório para o país. Com isso, quem quiser entrar na Holanda vindo de algum país da EU, terá que passar por controles de fronteiras que ainda serão impostos pelo governo durante este período.
O mesmo valerá para passageiros de voos vindos dos países da EU, que serão submetidos a controle de passaportes. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre como isso irá funcionar e nem o que será necessário para entrar no país.
Medidas Foram Exigência
O pacote também inclui a proibição de entrada de acompanhante de solicitantes de asilo e a medida de declarar regiões da Síria como seguras, para que os agentes de imigração possam negar o visto de refugiados vindos do país sírio.
A medida é polêmica, uma vez que a Holanda é signatária do Estatuto dos Refugiados da Organização das Nações Unidas, que concede visto de asilo e refúgio para cidadãos de países em guerra.
Apesar disso, a nova ordem foi uma exigência da aliança do governo, que é contrário a estes ideais.
Espaço Schengen
A Holanda, vale lembrar, faz fronteira terrestre com a Bélgica e a Alemanha, ambos países que integram o Espaço Schengen – uma zona livre de circulação de cidadãos e mercadorias da União Europeia. E algumas situações extraordinárias, todos estes países têm autorização para fechar fronteiras.
Inclusive, a própria Alemanha impôs controles migratórios em áreas fronteiriças com a EU, e a França já manifestou a intenção de fazer o mesmo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.