O Paraná está se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Brasil, apresentando um crescimento expressivo na chegada de turistas internacionais. Neste ano, de janeiro a setembro, o estado teve um aumento de 24% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O estado recebeu 675.108 turistas internacionais, o que representou um aumento de 24% em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram registradas 544.843 chegadas. Esses números fazem do Paraná o quarto maior portão de entrada de turistas internacionais no país, de acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur) e da Polícia Federal (PF).
Além disso, o mês de setembro de 2024 foi particularmente positivo, com o estado recebendo 53.403 visitantes estrangeiros, 28,6% a mais do que no mesmo mês em 2023. Esse crescimento é um reflexo da recuperação e fortalecimento do turismo no Paraná, que tem investido em estratégias para atrair visitantes de diferentes nacionalidades.
Impacto na Economia Local
Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, a chegada de estrangeiros traz um impacto significativo para a economia paranaense.
“Quando bem executado, o turismo impacta em uma melhor qualidade de vida para todos, porque o setor é responsável por gerar empregos, renda e oportunidades. Portanto, a vinda de visitantes do exterior representa, sobretudo, um impulso à indústria do turismo e à economia paranaense, porque eles movimentam os segmentos de hospedagem, alimentação além do comércio”, comenta o Secretário.
Principais Nacionalidades e Acesso
O principal meio de acesso dos turistas ao Paraná foi a via terrestre, que representou 94,3% das chegadas internacionais em setembro. Entre as nacionalidades, o Paraguai liderou com 34,2% dos turistas, seguido pela Argentina (31,2%), Uruguai (5,4%), Chile (3,9%) e Estados Unidos (3,8%).
Além disso, espera-se que o fluxo possa ainda se tornar maior, especialmente de turistas paraguaios, a partir da inauguração da rota entre Curitiba e Assunção, prevista para dezembro de 2024, pela companhia Azul.
Outro destaque foi o aumento no número de desembarques aéreos, com um crescimento de 3,6% nos primeiros nove meses do ano, totalizando 3.635.911 passageiros. Esses números posicionam o Paraná como o sétimo estado com maior fluxo de passageiros aéreos no Brasil.
Perspectivas para o Turismo Paranaense
Para Lucas Silvestrin Zani, coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Secretaria de Turismo do Paraná, o cenário é extremamente promissor.
“O aumento nas chegadas internacionais em setembro é reflexo do trabalho conjunto do setor público e privado para promover o Paraná como destino turístico”, afirma. “A diversidade de nacionalidades, com destaque para o Paraguai e a Argentina, nossos vizinhos e parceiros comerciais, mostra que o Paraná é um destino atrativo para diferentes públicos”, indica Zani.
Com o crescimento contínuo no número de visitantes e novas parcerias sendo formadas, o Paraná espera se consolidar ainda mais como um destino de destaque no cenário internacional.
Com informações do Governo do Estado do Paraná.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.