O programa Saúde do Viajante do SUS oferece consultas gratuitas com médicos especializados que irão indicar, de acordo com o país de destino do viajante, medicações ou vacinas necessárias.
Aqui você encontra:
Programa Saúde do Viajante do SUS
O planejamento da viagem passa por diversas etapas como a compra de passagens, a montagem do roteiro que inclua os principais pontos turísticos do destino e a arrumação das malas. Porém, um detalhe importante que não pode ficar de fora é a pesquisa sobre quais são os cuidados com a saúde que você precisa ter antes de chegar ao país de destino.
Assim, antes de planejar sua próxima viagem, conheça mais sobre o programa Saúde do Viajante que oferece, via SUS, atendimentos especializados que visam garantir o bem-estar dos viajantes e a diminuição do risco de propagação de doenças.
Funcionamento do Programa
O programa oferece, via SUS, consultas gratuitas com médicos especializados que irão indicar, de acordo com o país de destino do viajante, medicações ou vacinas necessárias antes da viagem.
No Brasil, existem centros especializados em Medicina do Viajante, como a FIOCRUZ, no Rio de Janeiro e o Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. No entanto, a disponibilidade desses centros é limitada. Por isso, recomenda-se que os viajantes consultem o site do governo para encontrar o centro mais próximo.
Público Alvo
Para todos aqueles que têm uma viagem marcada e desejam ter mais informações acerca do seu destino. Além disso, é fortemente recomendado para aqueles que irão para destinos mais exóticos e/ou viagens mais longas.
Orientações do Ministério da Saúde
- Agende uma consulta no programa Saúde do Viajante de 4 a 8 semanas antes da sua viagem;
- Solicite informações sobre prevenções de doenças;
- Atente-se para exames e vacinas necessárias em alguns países.
O Saúde do Viajante atua na prevenção de doenças como Malária, Febre Amarela, Febre Tifóide, Hepatites A e B e Covid-19. Afinal, cada enfermidade possui suas recomendações específicas, de vacinas e cuidados com a alimentação, por exemplo. Assim, é recomendado que tais orientações sejam passadas em consulta médica.
Além disso, você pode conferir, na página do Saúde do Viajante, mais orientações sobre cuidados gerais, vacinas, países endêmicos, com risco ou, ainda, com algum tipo de surto.
Atente para a necessidade de portar receitas médicas, caso você faça uso de medicamentos controlados. Além disso, alguns países possuem regras bastante restritas em relação às medicações que podem entrar no país. Para evitar dores de cabeça, confira sempre as regras do país de destino!
Com informações do portal Saúde do Viajante
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.