O Governo Federal divulgou recentemente que começa a ser testada na rede hoteleira a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. Mas o que vem a ser esta nova Ficha?
Nela serão armazenados, de forma digital, todos os dados coletados dos hóspedes no momento do registro nos estabelecimentos de hospedagem. Segundo o governo, isso diminuirá riscos de perdas ou vazamentos de informações pessoais e confidenciais.
O Ministério do Turismo informou que a primeira fase de testes da implementação deste novo sistema chamado de FNRH, Ficha Nacional de Registro de Hóspede, já foi iniciada. Ela envolve 19 hotéis indicados por entidades hoteleiras que compõem o CNT, Conselho Nacional de Turismo. Ao aderirem à plataforma, estes hotéis poderão transmitir todas as informações de seus hóspedes de forma segura e precisa – o que atende às exigências legais. Além disso, este processo oferecerá uma experiência mais rápida e, por consequência, mais agradável, aos hóspedes.
“Com a nova ficha, os dados coletados serão armazenados digitalmente, minimizando os riscos de perda ou vazamento de informações sensíveis. “Estamos dando um passo importante para o setor. O sistema eletrônico não apenas moderniza a gestão hoteleira, especialmente os pequenos empresários, mas também promove eficiência, segurança e sustentabilidade, elevando a experiência do hóspede e impulsionando o setor rumo a um futuro mais digital e integrado” comentou Celso Sabino, ministro do Turismo
O primeiro hotel que aderiu aos testes foi o Mercure Brasília Líder, da rede Accor. De agora em diante, quando um hóspede chega para fazer seu check-in terá acesso à versão eletrônica da ficha, o que reduzirá consideravelmente o tempo de espera.
Esta primeira fase de testes para a implementação do FNRH tem por objetivo avaliar suas novas funcionalidades, assim como fazer as adequações que se fizerem necessárias. O objetivo da Accor é de, até o próximo ano, implantar o sistema digital em toda sua rede hoteleira.
O FNRH foi criado pelo MTur em parceira com o Serpro, que é uma empresa de inteligência do próprio governo federal. E o objetivo principal é o de simplificar e modernizar o envio de todas as informações que a Lei Geral do Turismo exige que sejam coletadas. Além disso, há a expectativa que este novo sistema traga benefícios tanto aos hóspedes, quanto aos meios de hospedagem em geral, possibilitando o preenchimento das informações de modo eletrônico e um posterior gerenciamento mais eficaz dos dados turísticos.
Fora isso, o sistema oferecerá outra vantagem: a de se integrar a plataformas de gestão hoteleira, PMS, além de outras ferramentas digitais, oferecendo uma visão mais ampla e integrada dos dados hóspedes. O resultado final será a obtenção de informações mais consistentes capazes de auxiliar na análise de tendências e comportamentos, o que certamente ajudará a embasar a tomada de decisões estratégicas por parte de todos os envolvidos no setor de turismo.
E para encerrar, um dos grandes pontos positivos da implementação deste sistema digital, está relacionado à sustentabilidade, porque ele permitirá uma economia considerável dos gastos relacionados ao uso de papel e impressão reduzindo, assim, os custos operacionais, além de posicionar-se de acordo com a tendência atual denominada eco-friendly, que cada vez mais diferencia e valoriza os estabelecimentos e nichos do mercado que a ela aderem.
Com informações do Ministério do Turismo
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.