Você já se perguntou por que as persianas das janelas dos aviões precisam ficar levantadas durante os pousos e as decolagens? Se você nunca se fez essa pergunta, saiba que eu já!
A questão de deixar a persiana levantada ou abaixada já causou alguns atritos em voos. Alguns preferem ficar com ela completamente fechada durante todo o tempo, enquanto outros preferem deixá-la aberta para ficar apreciando as nuvens e a paisagem.
Mas no caso dos momentos de pousos e decolagens, a questão não é de preferência, mas sim, de segurança. Veja o que disse o piloto Patrick Smith ao pessoal da Travel + Leisure.
Levantar a cortina da janela durante a decolagem e o pouso torna mais fácil para os comissários de bordo avaliarem quaisquer perigos externos, como incêndio ou detritos, que possam interferir em uma evacuação de emergência. Também ajuda você a permanecer orientado se houver um impacto repentino.
OK, a explicação foi clara. Mas por que esta determinação é dada especificamente no momento do pouso e da decolagem? Quem vai responder a essa pergunta é Lisa, uma ex-comissária de bordo da American Airlines, também em entrevista a Travel + Leisure:
As persianas devem estar sempre abertas para decolagem e pouso, porque esses são os momentos em que incidentes ou acidentes são mais prováveis de ocorrer.
Diversos relatórios das duas maiores empresas que fabricam Aeronaves, Airbus e Boeing, indicam que a maior parte dos acidentes fatais ocorre no momento da decolagem, da aproximação e do pouso. Conforme apresenta o relatório da Airbus, a aproximação e o pouso são fases de voo altamente complexas, que exigem muito da tripulação em termos de navegação, mudanças na configuração da aeronave, comunicação com o controle de tráfego aéreo, espaço aéreo congestionado e condições climáticas adversas.
No caso de um avião efetuar um pouso de emergência e for necessário que todos a bordo evacuem a aeronave, é muito importante que a tripulação, em especial, tenha conhecimento do que está acontecendo do lado de fora.
Depois de um pouso de emergência, a primeira coisa que um comissário de bordo faz é olhar pela janela da porta onde está sentado. A porta pode estar obstruída por detritos ou pode haver incêndio, então a comissária de bordo redirecionará os passageiros para uma saída utilizável, foram as palavras de Sue Fogwell, ex-comissária de bordo da United Airlines, para a Travel + Leisure.
Esta é a razão porque é tão crucial que os passageiros sentados na fileira da saída de emergência deixem as persianas das janelas abertas. Sue Fogwell continua dizendo:
Os comissários de bordo contam com os passageiros para ajudar nas filas de saída de emergência. Os passageiros na fila de saída precisam olhar pela janela antes de abrir a saída. Se a asa for arrancada, por exemplo, essa não é mais uma saída viável.
Numa situação de emergência, o tempo é crucial, não se pode perder um segundo sequer. Levantar as persianas da janela de um avião pode levar apenas alguns segundos, mas que podem significar a diferença entre a vida e a morte. Em situações assim, os comissários de bordo deverão evacuar a aeronave em menos de 90 segundos.
Por exemplo, caso haja fogo próximo a uma das saídas da aeronave, ela não poderá ser aberta e a tripulação deverá direcionar os passageiros para outra saída. Ou no caso de ser necessário um pouso na água, conhecido como amerissagem, é preciso verificar se a água não encontra-se acima do nível do batente da porta.
Apesar deste procedimento ser de extrema importância, nem todas as companhias aéreas o adotam. Nos Estados Unidos, por exemplo, a FAA, Federal Aviation Administration, não possui nenhuma regra sobre a posição das persianas durante estes momentos críticos de um voo. Mas apesar disso, muitas companhias aéreas adotam esta conduta. Por outro lado, a Associação de Comissários de Bordo americana recomenda altamente esta prática.
Com informações do Travel + Leisure
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.