Já chegou no seu destino sem sua bagagem despachada? Infelizmente, o extravio de bagagem é um problema recorrente nas companhias aéreas em todo o mundo, causando transtornos e frustrações para os viajantes.
Recentemente, um levantamento realizado pelo Odds Scanner, reuniu dados sobre as taxas de extravio de bagagem do site Luggage Losers e do relatório Sita. Os dados fornecem uma visão abrangente sobre os continentes e as companhias aéreas mais e menos afetados por esse problema.
Continentes com Maiores Taxas de Extravio
1º África: apresentou uma probabilidade de 1 mala extraviada para cada 46 malas.
2º América do Norte: apresentou uma probabilidade de 1 extraviada para cada 80 malas.
3º Europa: apresentou uma probabilidade de 1 mala extraviada para cada 110 malas.
A América Latina teve uma razão de 1 mala extraviada para cada 196 malas e ficou em 4º lugar entre os continentes.
Ainda, de acordo com o Luggage Losers, um ranking atualizado em tempo real praticamente sobre o quanto as companhias aéreas estão extraviando bagagens, a taxa global de extravio de bagagem é alarmante entre algumas companhias e aeroportos, porém bastante reduzida em outras. As informações são estimativas de acordo com dados retirados das mídias sociais e sites nos quais as pessoas estão relatando o extravio ou atraso no recebimento da bagagem. Além disso, o relatório destaca que, enquanto algumas companhias aéreas possuem altas taxas de extravio, outras conseguem manter números impressionantemente baixos, refletindo boas práticas de gestão de bagagem.
Confira abaixo os dados do Luggage Losers com relação as companhias com maiores e menores taxas de probabilidade de extravio ou atraso na entrega de bagagens e, também, os aeroportos onde há maior probabilidade de perda de bagagens.
Companhias que Mais Extraviam ou Atrasam Bagagens
1º Lugar: Ethiopian Airlines: 1 mala extraviada ou com atraso a cada 13 malas.
2º Lugar: Iberia: 1 mala extraviada ou com atraso a cada 16 malas.
3º Lugar: British Airways: 1 mala extraviada ou com atraso a cada 22 malas.
E onde ficam as companhias aéreas brasileiras nesse ranking? A GOL ficou em 78º lugar, com 1 mala extraviada ou com atraso a cada 752 malas; A LATAM aparece em 81º lugar, com 1 mala extraviada ou com atraso a cada 936 malas. Vale destacar que Azul não está incluída no ranking, sendo desconhecida a sua informação no que se refere a perda e extravio.
Companhias que Menos Extraviam ou Atrasam Bagagens
1º Lugar: Air China: 1 mala extraviada ou com atraso a cada 12.406 malas.
2º Lugar: Korean Air: 1 mala extraviada ou com atraso a cada 5.522 malas.
3º Lugar: TUIfly: 1 mala extraviada ou com atraso a cada 4.911 malas.
Aeroportos que Mais Extraviam Bagagens
1º Lugar: Heathrow (Londres): 1 mala extraviada a cada 43 malas.
2º Lugar: Gatwick (Londres): 1 mala extraviada a cada 48 malas.
3º Lugar: Stansted (Londres): 1 mala extraviada a cada 59 malas.
Entre os aeroportos, observa-se um domínio britânico, com três dos aeroportos de Londres figurando entre os que mais se tem probabilidade de ter uma mala extraviada. No top 30 divulgado pelo relatório não há aeroportos brasileiros.
Tome Nota
O extravio bagagem não apenas gera transtornos para os passageiros, mas também afeta a reputação das companhias aéreas. Assim, para diminuir esse problema, muitas companhias estão investindo em tecnologias de rastreamento de bagagem e aprimorando seus processos internos. Nesse sentido, a digitalização e a adoção de sistemas de autoatendimento são algumas das iniciativas que têm ajudado a reduzir as taxas de extravio.
Com informações de Panrotas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.