O turismo é um mercado em expansão e grande parte desse crescimento vai vir das experiências. Segundo um levantamento feito pelo SEBRAE em parceria com a TRVL LAB, 9 em cada 10 turistas brasileiros afirmaram que o Turismo de Experiência é a sua maior motivação para pegar a estrada.
Aqui você encontra:
Turismo de Experiência em Alta
De acordo com Germana Magalhães, Analista de Competitividade do SEBRAE, o Brasil tem muito a ganhar com esse fortalecimento de perfil, uma vez que quase 60% do faturamento dos pequenos negócios do setor vem do turismo de experiência.
“Nossos estudos apontam que o ecoturismo já é ofertado em 66% das empresas dessa indústria. Todo esse novo comportamento do turismo brasileiro e internacional está fortalecendo esse segmento, que vem registrando um crescimento de 30% ao ano e atualmente já responde por 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país”, comenta.
Passeios a Pé
Para tornar a experiência ainda mais emocionante, 63% dos brasileiros preferem fazer os passeios a pé nas cidades visitadas. Além disso, o contato com a natureza e o ecoturismo estão entre os maiores interesses desse público (57%) e quase 70% buscam por momentos relaxantes.
Uma minoria (26%) realiza suas viagens sozinho, já que a maioria (40%) estão geralmente acompanhados por companheiros e filhos.
Perfil e Planejamento de Viagens
Os dados apontam que 77% dos turistas utilizaram o Instagram como principal meio para descobrir novos destinos, 52% pesquisam por experiências ao mesmo tempo em que pesquisam por voos e ou hospedagem e quase 30% fizeram a compra ou reserva da experiência com um mês ou mais de antecedência.
Sobre os gastos no local, 56% dos entrevistados compram os ingressos das atividades de forma antecipada pelas plataformas digitais; 32% gastaram ao menos R$ 5 mil na última viagem e 7 em cada 10 fazem as compras no cartão de crédito ou débito.
Em outras palavras, a pesquisa constatou que o brasileiro está em sincronia com o comportamento mundial, que tem registrado números expansivos do segmento do turismo de experiência. Isso se deve, claro, ao impacto do período de isolamento causado pela pandemia.
O ato de viajar deixou de ser apenas um luxo, para se tornar uma necessidade real de vivências, se fortalecendo como uma atividade para explorar o melhor do mundo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.