Com a chegada do frio e inverno na região Sul do pais, conheça dois destinos internacionais com águas termais que estão pertinho de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul: Termas del Arapey e Federación.
Aqui você encontra:
Voos para a Região
Em função da situação do Aeroporto Salgado Filho, fechado para operações de voos desde maio, Uruguaiana perdeu sua rota direta que a ligava à capital gaúcha com voos diários pela Azul e VOEPASS. Porém, em função do fechamento do aeroporto em Porto Alegre, as companhias aéreas criaram rotas alternativas ligando Uruguaiana ao centro do país, com voos diretos vindos de Curitiba pela Azul. Confira aqui mais notícias sobre o Aeroporto de Uruguaiana e a malha emergencial do Rio Grande do Sul.
Assim, Uruguaiana pode ser seu ponto de partida tanto para Argentina quanto para o Uruguai. A cidade gaúcha faz fronteira com Paso de los Libres, na Argentina, e fica a 70km de Barra do Quaraí, fronteira com Bella Unión, no Uruguai. É possível alugar um carro diretamente no aeroporto, para já seguir viagem rumo às águas termais.
Águas Termais
A região de Salto, que abrange partes da Argentina e do Uruguai, é famosa por sua abundância de termas devido a características geológicas específicas. Localizada sobre o Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo, a área possui uma fonte constante de água aquecida naturalmente pelas camadas internas da Terra.
Esse processo geotérmico permite que a água quente suba à superfície através de formações rochosas permeáveis, resultando em diversas fontes termais com propriedades terapêuticas.
Termas del Arapey
Localizada no departamento de Salto, no Uruguai, Termas del Arapey é um dos destinos termais mais antigos e populares do país. Conhecido por suas águas termais ricas em minerais, o complexo oferece uma experiência relaxante e terapêutica para visitantes de todas as idades. As águas das termas mantêm uma temperatura constante de aproximadamente 39°C, proporcionando um ambiente ideal para relaxamento e tratamento de diversas condições de saúde, como problemas reumáticos e de pele.
A vila conta com diferentes hotéis com infraestrutura completa de piscinas externas e internas, regime all inclusive, atividades para as crianças e até campo de golf para os adultos. É uma escolha perfeita para quem busca descanso e bem-estar em meio à natureza.
No inverno, Termas del Arapey recebe muitos turistas, então programe-se com antecedência para realizar a reserva em algum dos hotéis.
Como Chegar
Utilizando Uruguaiana como seu ponto de partida, Termas del Arapey fica a menos de 200km da cidade, podendo ser facilmente acessada de carro pela BR-472. A imigração, feita na divisa entre Barra do Quaraí e Bella Unión, é bastante simples precisando apenas de um documento de identificação (RG ou Passaporte) e os documentos do carro. Lembre-se da Carta Verde!
Federación
É uma cidade situada na província de Entre Ríos, na Argentina, conhecida por suas termas e turismo termal. Fundada em 1777, a cidade foi realocada nos anos 1970 devido à construção da represa de Salto Grande, resultando na criação de um novo centro urbano. Atualmente, a cidade atrai visitantes por suas águas termais, que possuem propriedades terapêuticas, e por seu ambiente tranquilo e acolhedor.
As termas de Federación oferecem diversas piscinas, spas e serviços de bem-estar, tornando-se um destino ideal para relaxar e descansar. Além disso, a cidade conta com uma infraestrutura turística bem desenvolvida, incluindo hotéis, restaurantes e atividades recreativas, que complementam a experiência dos visitantes.
Como Chegar
Partindo de Uruguaiana de carro, o caminho para Federación começa atravessando a Ponte Internacional que liga a cidade gaúcha a Paso de Los Libres, na Argentina. Uma vez em solo hermano, siga pela Ruta Nacional 14 (RN14), Federación está a aproximadamente 230km de Uruguaiana.
O processo de imigração é semelhante aquele realizado no Uruguai: você precisa de documento original com foto e documentos do carro. A entrada no país pode ser feita diretamente nos guichês que atendem aos veículos, logo ao atravessar a ponte.
Freeshops de Uruguaiana
Além de aproveitar a proximidade com as regiões termais dos países vizinhos, Uruguaiana oferece uma alternativa às conhecidas rotas de compras como Santana do Livramento-Rivera e Chuy, no Rio Grande do Sul.
Uruguaiana se beneficiou de uma nova legislação brasileira que permitiu a instalação de lojas francas em cidades gêmeas de fronteira. Em 2019, a cidade inaugurou seu primeiro Freeshop, promovendo o comércio e o turismo na região. Desde então, o turismo para compras tem sido um atrativo a mais na cidade, que conta também com boa estrutura de restaurantes, padarias e comércio.
Conheça alguns dos principais Freshops da cidade:
- Bah FreeShop
- Dufry
- Central FreeShop
- New York FreeShop
Tome Nota
Para os amantes de vinhos, a ida para Paso de los Libres é imperdível. Com a desvalorização do peso argentino frente ao real, os preços dos vinhos argentinos são muito atrativos para os brasileiros. A cidade oferece diferentes vinotecas, com os principais rótulos argentinos. Você consegue encontrar vinhos renomados das Bodegas Catena, Viña Cobos ou, ainda, Rutini.
Vale lembrar as regras brasileiras para importação: são 12 litros de bebidas alcoólicas por pessoa. Além disso, para aqueles que gostam de um bom dulce de leche, vale a pena conferir o que os supermercados da cidade oferecem.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.