Recentemente, o Governo do Estado de São Paulo anunciou uma expansão na Linha 13-Jade, o que significara mais uma opção de transporte do Aeroporto de Guarulhos até o centro de São Paulo.
O Aeroporto Internacional de São Paulo, Governador André Franco Montoro, mais conhecido como Aeroporto de Guarulhos, fica a cerca de 28 quilômetros do centro de São Paulo. Ou seja, é uma distância considerável, principalmente pra quem chega de viagem com malas.
A Linha 13-Jade foi inaugurada em 2018 e é a primeira linha que foi projetada, construída e operada pela CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Ela liga as proximidades do Aeroporto de Guarulhos à Estação Engenheiro Goulart, local em que se conecta à Linha 12-Safira. Além disso, existe um serviço expresso até o Aeroporto partindo da Estação da Luz.
A expansão anunciada terá uma extensão total de 15 quilômetros, com 6 novas estações, e será a que receberá o maior investimento da concessão do Lote Alto Tietê. O montante estimado gira em torno de R$ 2,5 bilhões.
Com a PPP, Parceria Público Privada, a linha terá uma expansão até Bonsucesso (no sentido Guarulhos) contando com quatro novas estações: Jardim dos Eucaliptos, São João, Jardim Presidente Dutra e Bonsucesso – sendo esta uma das regiões mais populosas do município. No sentido centro, as novas estações serão: Cangaíba e Gabriela Mistral.
Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da CPP, Companhia Paulista de Parcerias, explicou que As futuras estações Cangaíba e Gabriela Mistral são importantes porque, além de conectar a Linha 13-Jade com a 12-Safira, vai permitir ligar a região de Bonsucesso à Linha 2-Verde do Metrô, que será expandida de Vila Prudente até Penha, e de Penha até Dutra, em Guarulhos, passando por Gabriela Mistral. Por isso, esses investimentos são muito relevantes e vão melhorar o deslocamento diário das pessoas que hoje não são atendidas pelos trens.
Hoje o tempo de intervalo dos trens da Linha 13-Jade é de 20 minutos. Porém, com esta nova expansão, o tempo será reduzido para 15 minutos. Além disso, o serviço expresso já existente, que parte da Estação da Luz, que hoje sai de uma em uma hora passará a ter um intervalo de 30 minutos.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.