No dia 24 de abril, um voo da Japan Airlines partindo de Dallas, nos Estados Unidos, com destino a Tóquio, no Japão, foi cancelado por um motivo um tanto inesperado! O piloto estava bêbado.
A companhia não conseguiu uma tripulação substituta e o voo teve de ser cancelado, para a alegria dos 157 passageiros que, claro, foram realocados.
Piloto Foi Retirado de Hotel pela Polícia
De acordo com as informações divulgadas, a tripulação e os pilotos teriam ido a um hotel após uma viagem de mais de 10h, onde festejaram no lounge. O piloto, no entanto, teria continuado as “comemorações” em seu quarto, mesmo com o pedido de um funcionário para que se controlasse.
Sem sucesso, o estabelecimento teve de chamar a polícia local que emitiu uma advertência por embriaguez e comportamento desordeiro.
Piloto Bêbado
Essa não é a primeira vez – e pelo visto não será a última – de casos envolvendo embriaguez e até o uso de drogas de pilotos de aeronaves.
Em junho do ano passado, um piloto da Delta Airlines foi condenado a 10 meses de prisão depois de, 35 minutos antes da decolagem, uma viagem que sairia da Escócia para os EUA, ser preso pela polícia do país escocês.
Também no ano passado, um piloto da United Airlines foi condenado a seis meses de prisão por estar embriagado pouco antes de assumir o comando de um Boing 777, com 277 passageiros a bordo.
Quer mais? Também em setembro de 2023, um comandante da British Airways quase pilotou um voo da África do Sul para a Grã-Bretanha, se não fosse uma colega que ia a bordo denunciá-lo ao contar que na noite anterior, o piloto teria aproveitado uma noitada regada a orgias, álcool e uso de drogas.
O piloto, que era casado, teria revelado os detalhes se gabando da situação. O trágico fim foi apenas para ele, que acabou sendo demitido. Será que a noitada valeu a pena?
Consequências para Pilotos e Tripulação
Pilotos e comissários que forem pegos nestas situações têm sérias consequências para suas carreiras, desde prisão e multas pesadas até a suspensão definitiva de suas atividades.
Cada país, no entanto, tem suas regras, e há um número mínimo permitido de consumo de álcool presente no sangue, assim como para motoristas. As companhias aéreas costumam realizar alguns testes prévios em toda a tripulação, para garantirem a segurança dos passageiros e evitar crises e consequências para si mesmas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.