O setor aéreo brasileiro registrou um aumento de 10,5% nas decolagens e 15,3% no número de passageiros transportados em 2023 quando comparado ao ano anterior, considerando tanto voos domésticos quanto internacionais.
O dado foi divulgado pelo Anuário de Transporte Aéreo de 2013 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Foram 911 mil decolagens levando 113 milhões de pessoas para o Brasil e o mundo
Passageiros Nacionais x Internacionais
Segundo o relatório, o mercado doméstico cresceu 8% em decolagens, com 789 mil voos realizados, e movimentou 91 milhões de passageiros – 11,2% a mais que em 2022.
Enquanto no mercado internacional, foram 122 mil decolagens – um aumento de 29,9% – e 21 milhões de passageiros transportados. Um crescimento de 37,5% de pessoas.
Região Nordeste Aumenta Voos Regulares
Em termos de recebimento de voos regulares pelo país, ou seja, aeroportos que operaram rotas em ao menos três semanas de cada mês com certa frequência, houve um crescimento de 150 para 159 no ano passado.
O principal aumento em números absolutos foi registrado na Região Nordeste do país, onde o número de aeroportos com voos regulares subiu de 29 para 41 (+41%), seguido pelo Norte (de 39 para 42, +8%), e o estado de Minas Gerais (de 7 para 12, +71%).
Demanda de Assentos é a Maior dos Últimos 10 Anos
No mercado doméstico, a demanda de assentos de 2023 foi a maior registrada na última década. Na demanda mensurada pelo cálculo de passageiros por quilômetro, a LATAM liderou a participação de mercado com 37,8%.
A GOL aparece em segundo lugar, com 33,3%, seguida da Azul com 28,4%. Apesar disso, a laranjinha teve a sua participação reduzida no mercado em 0,4%, enquanto a Azul e a LATAM aumentaram 0,9% e 1,3%.
Haverá ainda uma segunda parte do relatório a ser publicada nos próximos meses, com dados sobre a estrutura das empresas aéreas e o desempenho econômico-financeiro dessas empresas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.