Os Jogos Olímpicos de Paris serão realizados em um cenário extraordinário, várias das competições terão lugar em plena cidade, aos pés dos monumentos icônicos da capital francesa. A montagem já começou e por isso quem vai a Paris precisa ter atenção aos pontos com restrições de circulação na cidade durante as olimpíadas.
Aqui você encontra:
Locais Turísticos Onde Serão Realizadas Competições
Vários locais temporários para as competições serão instalados no coração de Paris e serão desmontados após os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, por isso é preciso estar atento às várias restrições de circulação nesses locais antes, durante e depois das olimpíadas.
Jogos Olímpicos
- Trocadero
- Torre Eiffel
- Champs de Mars
- Esplanade des Invalides
- Pont Alexandtre III
- Place de la Coocorde
Jogos Paraolímpicos
- Torre Eiffel
- Champ-de-Mars
- Esplanade des Invalides
- Pont Alexandre III
- Place de la Concorde
Nas imediações desses espaços, algumas ruas serão completamente fechadas ao trânsito e durante os jogos alguns locais terão também acesso restrito a pedestres, podendo entrar em alguns locais somente pessoas credenciadas e quem tem ingresso para as competições.
Além dos espaço onde acontecerão as competições, serão construídas fan zones em diversos bairros parisienses que também afetarão a circulação na cidade.
Calendário de Montagem por Área
As obras para preparação da cidade para a realização dos jogos tiveram início em março de forma gradual. Veja abaixo a previsão em cada área de Paris com restrições de circulação para preparação e realização das olimpíadas:
Área da Place de la Concorde
- Abril-Maio: Extensão gradual dos canteiros de obras em toda praça.
- Junho: fechamento total à circulação de veículos, pedestres e ciclistas em toda a Place de la Concorde
- Julho: fechamento à circulação de veículos da Ponte do Carrossel
- Setembro-Outubro: libertação progressiva de circulação Praça da Concórdia
Trocadéro – Torre Eiffel – Champ-de-Mars
- Março: foi iniciada a montagem do Estádio da Torre Eiffel pela Place Jacques Rueff
- Março-Julho: Extensão gradual do canteiro de obras em todos os jardins do Champ-de-Mars e do Trocadéro, na parte sul da Place du Trocadéro, bem como na Avenue des Nations Unis e na Pont d’Iéna
- Setembro-Outubro: Liberação gradual do espaço, incluindo liberação da maioria dos jardins em meados de setembro
Grand Palais – Ponte Alexandre III – Invalides
- Abril: foi iniciada a montagem nos gramados sudeste da Place des Invalides
- Meados de abril-Junho: Extensão gradual do canteiro de obras por todo o gramado dos Invalides e Avenida du Maréchal Gallieni. Fechamento do Cours la Reine entre as pontes Alexandre III e Invalides a partir de 26 de abril e ocupação da ponte Alexandre III e dos cais baixos próximos a partir de 17 de maio.
- Setembro-Outubro: Liberação gradual do espaço
Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris
Pela primeira vez na história das olimpíadas a cerimônia de abertura será realizada fora de um estádio. Os olhares do mundo estarão voltados para o Rio Sena, já que a a organizaçaõ do Jogos Olimpicos planejou o desfile das delegações em barcos navegando pelo rio, passando por pontos tradicionais da Cidade Luz. O desfile será encerrado em enfrente ao Trocadero, na margem direita do Sena, oposta à Torre Eiffel.
Grande parte do público poderá acompanhar de graça a cerimônia de abertura. Serão instalados 80 telões e caixas de som posicionadas pelo Sena e arreadores para proporcionar essa experiência. Para aqueles que quiseram um lugar privilegiado da Ponte Austerlitz à Ponte de Iéna terão que comprar ingressos.
Cronograma das Obras para a Cerimônia de Abertura:
- Início de junho: Início da montagem nas plataformas inferiores às margens do Sena
- Início de julho: início da montagem nas pontes
- Final de Julho/Agosto: Início da desompntagem e liberação gradual de pontes e cais baixos, exceto a ponte Alexandre III.
A previsão dos organiadores é que até o final de setembro já esteja liberado mais de 60% do espaço ocupado pelos Jogos Olímpicos Paris 2024 e até o final de outubro tenha sido finalizada a desmontagem de toda a infraestrutura pesada.
Para quem está planejando ir para Paris nos meses que antecedem as olimpíadas, bem como durante e após a realização dos jogos, neste link vocês encontrão um guia com informações sobre circulação na cidade incluindo também as informações das linhas de transporte público que serão afetadas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.