A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou a chegada no Aeroporto Heathrow em Londres do primeiro viajante usando o aplicativo IATA Travel Pass para gerenciar suas credenciais de saúde de viagem.
“A implementação bem-sucedida do IATA Travel Pass neste teste com os passageiros da Singapore Airlines mostra que a tecnologia pode ajudar viajantes e governos a gerenciar credenciais de saúde em viagens com segurança, conveniência e eficiência. A importância desta ferramenta para a retomada da aviação internacional deve ser enfatizada”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.
Durante o período de teste, os passageiros dos voos da Singapore Airlines entre Cingapura e Londres podem usar o IATA Travel Pass para:
- Criar uma versão digital segura de seu passaporte em seu dispositivo móvel.
- Inserir as informações do voo para verificar as restrições e requisitos de viagem e entrada no seu destino.
- Receber os resultados dos testes verificados e a confirmação de que atendem a todos os requisitos da viagem.
Processamento Automatizado
“As companhias aéreas entendem que suas operações em terra sofrerão atrasos significativos se tiverem que gerenciar os requisitos de viagem relacionados à COVID-19 (resultados de testes ou certificações de vacinas) com documentação em papel. O mesmo ocorre com as autoridades de fronteira.
O Reino Unido está à frente de outros governos no mapeamento de uma solução para reiniciar as viagens internacionais em grande escala. Esse teste em um voo real deve garantir a todos os governos a confiança de que o setor tem uma solução digital viável que irá aliviar a pressão de incorporar verificações de certificados de saúde no processo de viagem, incluindo as fronteiras.
Este teste é uma oportunidade para trabalhar com o governo do Reino Unido e mostrar que a solução funciona, compartilhando os resultados com outros governos enquanto construímos um sistema robusto e eficiente que ajudará o mundo a se mover novamente”, disse Nick Careen, vice-presidente sênior da IATA para aeroportos, passageiros, carga e segurança.
Proteção dos Dados
A grande questão que desperta desconforto entre especialistas é como os dados armazenados nestes IATA Travel Pass podem vir a ser utilizados. Neste momento a iniciativa é mais que louvável, mas será que ao resolver um problema não se está criando outro para o futuro?
Para Saber Mais
Leia outras notícias em nosso site aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?