5 motivos para você adotar o free walking tour em suas viagens – Passeios guiados grátis

4
Free walking tour: como funciona
Free walking tour: como funciona
Quer-ganhar-dinheiro-com-milhas.gif

Nunca consegui entender bem por qual razão o modelo de free walking tour nunca recebeu o destaque merecido nos principais sites de viagens. No entanto, mesmo sem ter todo o glamour das postagens abordando passagens em primeira classe, o modelo de tour guiado é uma das opções mais disseminadas ao redor do mundo e não para de crescer.

Confira abaixo os 5 principais motivos para você deixar de torcer o nariz e colocar um free walking tour em sua próxima viagem.

Preços Acessíveis

Se você perguntar para dez participantes de um free walking tour, onze informarão que o preço foi um dos fatores determinantes para escolherem fazer aquele passeio. Com um modelo baseado em pagamento via gorjetas ao final do passeio, essa opção acaba saindo muito mais em conta que pacotes tradicionais fechados e personalizados. No final do dia, quem define o valor aqui é você, de acordo com o nível de satisfação que teve com a explicação dada ao longo daquele passeio.

Outro fator que acaba fazendo com que os preços sejam mais baratos é o fato de ser tradicionalmente feito em grupos que podem chegar até duas dezenas. Aliás, em destinos mais badalados, não é incomum ver um (a) guia com o auxílio de um microfone para dar vazão ao pequeno grande grupo.

Mas atenção, não confunda economizar com ser mão de vaca. Lembre-se que quem trabalha no setor aposta nas gorjetas como única fonte de renda e um pouco de empatia não faz mal a ninguém.

Conhecimento Local

Outro fator bastante relevante na maior parte dos free walking tours é o fato dos guias serem pessoas que vivem intensamente a região e passam o seu ponto de vista como locais também.

Veja bem, conhecer fatos históricos e as tradições daquela cidade faz muito sentido, mas sabe aquela dica que só você é capaz de dar de um prato em um restaurante escondido ou uma vista de um lugar nada badalado? Pois é, as equipes que facilitam esses passeios são extremamente abertas e normalmente separam os minutos finais para darem esse tipo de dicas (sempre que perguntados, é claro).

Esse tipo de sugestão foge do padrão e dificilmente será encontrada nos roteiros virtuais mesmo daqueles ratos de internet.

Visão Panorâmica Antes de Aprofundar

Quantas vezes vocês já não se frustrou com um local que era presença certa em qualquer lista do que fazer na cidade XYZ? Por oferecer um olhar rápido sobre uma região específica, um free walking tour pode fazer um ótimo papel para trazer uma visão, até certo ponto, superficial sobre algumas das atrações daquela cidade?

Algo te fez brilhar os olhos? Basta voltar depois com mais calma dando a atenção e dedicação necessária que você acredita que aquela visita merece.

Para tal, incluir um passeio como esse nos primeiros dias de viagem pode ser uma excelente opção.

Praticidade com Tours já Definidos

A comunidade Pontos Pra Voar é formada por apaixonados por viagens e isso não é surpresa para ninguém. Sei que muita gente por aqui adora passar horas discutindo não apenas sobre os próximos destinos mas também sobre o que fazer em cada um deles. Mas um ponto que a maior parte irá concordar comigo é: a parte operacional de viabilizar isso não é nada legal.

Comprar ingressos, telefonar para fazer reservas, entrar em filas, entre outros. Só de ler isso sei que muita gente já se arrepiou toda por aí. E é exatamente aí que a praticidade acaba virando a nossa principal aliada.

É só entrar no site e descobrir que o tour daquela empresa sai da Praça X às Y horas todas segundas e quartas, por exemplo. Faça chuva ou faça sol, lá estarão eles com o seu guarda-chuva colorido para chamar atenção. Quer você apareça ou não.

Se interessou? No próprio site você já sinaliza a sua presença naquele passeio e já está tudo certo? Quer algo melhor do que isso?

Também para Destinos Locais

Mas se você pensa que um passeio a pé é útil apenas para as suas viagens de férias, errou feio. Você poderá se surpreender se abrir a mente e fizer uma volta assim mesmo na cidade em que você já vive desde que nasceu.

Dificilmente você conhecerá todos os detalhes históricos que cercam o desenvolvimento daquela região. Ou olhará com tanta atenção a fachada de um prédio que passa em frente todos os dias no caminho do seu restaurante favorito.

Dedicar um tempo desse poderá trazer um outro olhar para a sua cidade e trazer aquele mesmo sentimento de alegria de um turista conhecendo um novo lugar.

Tome Nota

E você, já embarcou em um free walking tour por aí? Qual foi o lugar em que você já fez e como foi a sua experiência?

Para Saber Mais

Clique aqui para conferir dicas específicas de destinos que publicamos em nosso site.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.