A Delta Air Lines acaba de introduzir uma estratégia curiosa em sua política tarifária. Agora, em algumas rotas, o preço da passagem pode variar dependendo se você viaja sozinho ou com um acompanhante.
Como Funciona a Nova Tarifa da Delta
Ao que tudo indica, a Delta está testando um modelo de precificação que oferece tarifas promocionais para quem viaja acompanhado.
Por exemplo, em um voo só de ida entre Minneapolis e Miami, a tarifa econômica básica custa US$ 209 para um passageiro viajando sozinho. No entanto, ao buscar o mesmo voo para duas pessoas, o preço cai para apenas US$ 128 por passageiro – um desconto expressivo.
A diferença também se aplica às tarifas da cabine econômica com espaço extra para as pernas. Já a cabine de primeira classe (cabine de classe executiva dentro dos Estados Unidos) não segue a mesma lógica.
Importante destacar que não se trata de erro de sistema. Nas regras tarifárias aparece a seção “Accompanied Travel”, que exige que, para se qualificar para o valor promocional, o passageiro deve estar acompanhado em todos os trechos por pelo menos um adulto na mesma classe. Por ora, a prática tem sido observada em algumas rotas domésticas e apenas em passagens de ida.
Uma Prática Comum em Outros Setores
Ofertas do tipo “pague um, leve dois” ou “compre um, o segundo com 50% de desconto” são bastante comuns no varejo. No entanto, no setor aéreo, esse modelo não é habitual. Até hoje, as promoções voltadas a acompanhantes geralmente se restringiam a campanhas pontuais, quase sempre em classes premium e por tempo limitado.
Vale lembrar que as companhias aéreas já utilizam diversas formas de precificação diferenciada, com o objetivo de maximizar a receita. É o caso, por exemplo, das tarifas internacionais econômicas com permanência mínima, que buscam restringir viagens corporativas, geralmente mais lucrativas.
Estratégia em Fase de Teste
Ainda não se sabe se a Delta está apenas testando a novidade ou se pretende expandi-la. A mudança acontece no momento em que a companhia revisa suas classes tarifárias e seu modelo de branding.
Por isso, se você estiver pesquisando voos da Delta e pretende viajar com um acompanhante, vale a pena indicar isso logo na busca inicial. Você pode acabar encontrando uma oferta mais vantajosa.
Apesar de inusitado no setor aéreo, este tipo de abordagem não chega a ser surpreendente. O desafio está em equilibrar a proposta, já que muitos viajantes de lazer viajam sozinhos — um público que, nesse modelo, pode acabar desfavorecido.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.