Mesmo para o mais assíduo dos viajantes, explorar novos lugares e curtir todas as experiências pelo mundo pode ter um pequeno incômodo: a ansiedade. Carinhosamente chamada de Tensão Pré-Viagem, a TPV pode ser um grande problema em um momento que deveria ser de diversão.
Aqui você encontra:
Tensão Pré-Viagem
Quando a ansiedade se desencadeia de uma forma um pouco mais severa, pode causar dores, medos, náuseas, diarreia, insônia, taquicardia, falta de ar, herpes, problemas de pele, febre e até ataques de pânico. Isso acontece porque cada vez que nos propomos a viajar, saímos da nossa zona de conforto.
Mas já imaginou você não conseguir aproveitar suas férias ou pior, precisar de assistência médica em outro país? Por isso, separamos algumas dicas essenciais para relaxar, controlar a sua tensão pré-viagem, e desfrutar dos dias sem perrengues com a ansiedade.
Planejamento para a Casa
Fazer uma viagem não requer cuidados apenas no destino, mas também no lar que ficará sozinho. Se você tem pets, por exemplo, precisará ver alguém responsável e que possa cuidar do animal durante sua ausência. Deixar em ordem as coisas que ficam gera menos preocupação.
Planejamento para o Destino
Parece clichê dizer isso, mas ainda tem muita gente que não faz: um planejamento financeiro da viagem. Estipular o que é prioridade e o quanto você vai gastar não serve apenas para fazer uma boa economia.
Além disso, pesquisar bastante sobre o destino e montar o seu roteiro é uma excelente forma de tentar manter sua rotina sob controle. Procure ter sempre estas duas listas – a financeira e a do roteiro – em mãos no dia a dia da sua viagem, assim você ir acompanhando cada passo. Organização é imprescindível para minimizar ansiedades.
Fazer as Malas com Antecedência
“Será que vai fazer frio? Será que vai fazer muito calor? Será que levo um casaco leve ou mais grosso? Preciso de bota?” – são muitas as perguntas que nos fazemos no momento de preparar a mala. A maioria das pessoas ainda deixam para arrumar suas bagagens um dia ou dois antes de pegar a estrada, porém, uma boa tática é começar até uma semana antes!
Isso atira um peso das costas e alivia a neura de esquecer alguma coisa.
Checklist da Ansiedade
É isso mesmo que você leu. Além do famoso checklist do que está sendo levado (vários aplicativos auxiliam bem neste processo), anotar no papel os principais pontos que te incomodam em uma viagem ajuda o cérebro a se entender melhor. A partir daí, separe os pontos em “CONTROLO” E “NÃO CONTROLO”.
Existem coisas que são imprevisíveis e não estão no nosso poder de domínio, certo? Porém, ainda que nem tudo possa ser controlado, você pode avaliar o que está ao seu alcance para minimizar aquilo. Por exemplo: se você tem receio de ficar doente, pode tomar algumas atitudes como montar uma mini farmacinha com remédios que possa usar, fazer um seguro viagem, etc.
Mantenha uma Mente Curiosa
Muitas vezes é fácil criar altas expectativas com o destino, aquele passeio imperdível, se fará sol ou chuva, e tudo que pode “atrapalhar” cada coisa que foi cuidadosamente planejada. Por isso, viajar pode se tornar um trabalho árduo. Ter uma mente aberta, interessada e curiosa, significa ser flexível, calmo e paciente, aproveitando o destino junto de todas adversidades que possam ter no caminho.
Lembre-se de quantas vezes você não achou que aquela chuva fosse estragar um passeio e ele acabou se tornando o momento mais memorável e preferido da viagem.
Reduza o Uso da Tecnologia e Procure mais a Natureza
É claro que utilizamos a tecnologia para tudo, mas passar menos tempo com o celular na mão olhando para a tela e mais tempo olhando ao seu redor, é primordial para a tranquilidade. Aguçar os sentidos observando os sons ao redor, os cheiros, os detalhes das imagens, nos coloca no momento presente – afinal, a ansiedade é excesso de futuro.
A natureza tende a acalmar mais a mente e nos fazer sentir mais conectados com o mundo. Mas mesmo em uma cidade grande, é possível ter seus instantes de paz.
Meditação e Atividade Física
É impossível não falar de meditação e atividade física para aplacar a ansiedade. Mesmo para aqueles que não gostam de meditar, não custa separar 5 min do dia para respirar, não é mesmo? A meditação acalma a respiração e a mente, além de nos prender ao aqui e agora. Já a atividade física nem é preciso dizer: é bom para tudo e para todos.
Agora nos conte qual dessas dicas funciona bem pra você controlar a sua tensão pré-viagem? E se tiver mais alguma, deixe nos comentários!
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.