A chegada da GOL Linhas Aéreas a Aruba, em dezembro de 2024, já mostra impacto direto no turismo. Dados da Aruba Tourism Authority (ATA) indicam que, no primeiro semestre de 2025, o número de visitantes brasileiros cresceu 86,2% em relação ao mesmo período de 2024. Só em julho, o aumento foi de 80,8%. A expectativa é encerrar o ano com cerca de 30 mil turistas vindos do Brasil, um salto de 73% em comparação com 2024.
O papel da rota direta São Paulo–Aruba
A rota entre o Aeroporto de Guarulhos (GRU) e Aruba (AUA) é hoje a única ligação aérea direta entre Brasil e a ilha caribenha. Desde a inauguração, a GOL já operou mais de 150 voos de ida e volta, transportando 21 mil passageiros. Para a empresa, os resultados confirmam a importância estratégica da operação. Rafael Araujo, diretor executivo de Planejamento da GOL, destaca que o desempenho vai além da demanda inicial esperada.
“Embora recente, a rota internacional São Paulo-Aruba já é sinônimo de sucesso. É o que chamamos de ‘efeito GOL’: transformamos a economia e a sociedade em locais que passam a ter novos voos diretos. Mesmo depois de 9 anos sem voar nesse trecho, já vemos esse resultado acontecer. Além da comodidade do voo direto, a rota confirma a importância da capilaridade da malha aérea da Companhia em seu principal hub internacional, São Paulo-Guarulhos, atraindo Clientes não só de grandes cidades do Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, mas também das mais variadas regiões do Brasil e internacionais.”
Impacto no turismo e diversificação de viajantes
A autoridade de turismo de Aruba reconhece a influência da presença da GOL no crescimento do fluxo de brasileiros. Para Carlos Barbosa, diretor da ATA no Brasil, a conexão direta mudou o perfil do viajante brasileiro no destino, que agora atrai visitantes de regiões antes pouco representadas.
“A chegada da GOL em Aruba está sendo um divisor de águas para o turismo brasileiro no destino. Estamos vivenciando um momento com crescimento expressivo e contínuo no número de visitantes. Os voos diretos facilitaram não apenas o acesso, mas também despertaram o interesse de novos perfis de viajantes, vindos de diferentes regiões do Brasil. Aruba se consolida cada vez mais como uma escolha de viagem estratégica, tanto para lazer quanto para negócios”, afirmou.
Clientes de 41 cidades brasileiras já se conectaram via São Paulo para embarcar a Aruba, desde grandes centros como Rio de Janeiro e Brasília até cidades médias e distantes, como Sinop (MT), Vitória da Conquista (BA) e Macapá (AP).
Estratégia no Caribe
A operação em Aruba faz parte da expansão da GOL no Caribe. Entre novembro e dezembro de 2024, a companhia se tornou a maior operadora de voos diretos do Brasil para a região. Além da rota para Aruba, passaram a ser oferecidas também conexões para San José (Costa Rica) e Cancún (México), somando-se à já tradicional ligação entre São Paulo e Punta Cana (República Dominicana).
Operação e frota
Os voos para Aruba são realizados com aeronaves Boeing 737 MAX 8, modelo mais eficiente da frota da GOL, com capacidade para 176 passageiros. A frequência varia conforme a temporada: três vezes por semana nos períodos de maior demanda (dezembro a março e julho a agosto), e entre uma e duas vezes semanais em meses de baixa temporada.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a GOL Linhas Aéreas, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





