Todos os dias, centenas de pessoas visitam a cidade de Roma. Minha pergunta é: Você sabe para onde vão as moedas jogadas na Fontana di Trevi? Ficou curioso para saber? Vem comigo conferir!
Aqui você encontra:
A Fontana di Trevi
Esta concorrida atração turística italiana fica localizada na região central da cidade. São 20 metros de largura por 26 de altura.
A palavra Trevi origina-se de Ter Vie (Três vias), visto que a fonte era o ponto de encontro de três ruas: De Crocicchi, Via Poli e Via Delle Muratte.
A fonte não é nova. Na verdade, ela remonta ao ano 19 a.C., e era o local que marcava o final do aqueduto Aqua Virgo, Acqua Vergine.
Havia neste mesmo local uma modesta fonte. Mas em 1629, por achá-la sem muita pompa e circunstância, o Papa Urbano VIII solicitou que Gian Lorenzo Bernini fizesse um projeto de reforma para ela. O projeto foi feito, porém, posteriormente abandonado, assim que o Papa morreu. Apesar disso, é possível identificar os toques de Bernini na fonte atual.
No ano de 1730, por ondem do Papa Clemente XII, foi aberto um concurso para premiar o melhor projeto de reforma da fonte. Por meios um tanto quanto controversos, Nicola Salvi foi o vencedor e os trabalhos tiveram início dois anos depois.
Em 1751 Salvi faleceu sem ter concluído seu projeto. Então, o arquiteto Giuseppe Pannini foi convocado para concluir o trabalho, tendo sido contratados também quatro escultores para concluir a decoração da fonte: Pietro Bracci (autor da estátua de Oceanus, localizada no nicho central), Filippo dela Valle, Giovanni Grossi e Andrea Bergondi.
E finalmente em 1762 a Fontana di Trevi foi concluída, tendo sido inaugurada em 22 de maio, com a presença do Papa Clemente XIII.
Grande parte da fonte é feita de pedra de travertino, que foi extraída na região ao redor de Tivoli, distando aproximadamente 35 quilômetros a leste de Roma.
Em 1988 foi necessário realizar uma nova reforma na fonte para que fosse retirada a descoloração que a poluição havia causado. Este mesmo procedimento foi repetido em 1998.
No início de 2013 a conhecida marca italiana Fendi anunciou que iria patrocinar uma nova restauração na fonte com o custo previsto de cerca de 2,2 milhões de euros. Esta foi a restauração mais completa pela qual a fonte passou. As obras iniciaram em junho de 2014 e foram concluídas em novembro do ano seguinte. A noite de 3 de novembro de 2015 foi marcada por uma cerimonia oficial para comemorar a conclusão das obras da fonte. Sua iluminação recebeu o reforço de mais de 100 luzes LED, o que causou enorme diferença na iluminação noturna do seu chafariz.
Jogar uma Moeda na Fontana di Trevi
Esta lenda teve origem no filme “A Fonte dos desejos”, do ano de 1954, em que é dito:
- Se você jogar uma moeda: voltará a Roma.
Se jogar duas moedas: encontrarás o amor com uma bela italiana (ou italiano).
Se jogar três moedas: irá se casar com a pessoa que conheceu.
Mas a moeda não pode ser jogada de qualquer jeito! Para que essa lenda vire realidade, é preciso jogar a moeda com a mão direita sobre o ombro esquerdo!
Destino das Moedas Jogadas
Você tem ideia de qual é o montante retirado todos os anos do fundo da Fontana di Trevi? Pasmem, o valor anual aproxima-se de nada menos do que1 milhão de euros! Isso quando o valor não ultrapassa esta cifra, como foi o caso de 2022 quando foi retirado uma soma de 1,4 milhão de euros do fundo de suas águas.
Desde 2007 esse dinheiro passou a ter uma finalidade filantrópica: é destinado à conhecida e respeitada Instituição de caridade católica Caritás, por ordem do governo de Roma com o objetivo de promover iniciativas de solidariedade para com pessoas vulneráveis. Nos últimos anos, esse valor recolhido simbolizou 15% do orçamento total da Caritás. E tem sido utilizado para fornecer refeições, acolher as pessoas em situação de rua, comprar alimentos e auxiliar pessoas mais pobres.
Duas vezes por semana, funcionários da empresa responsável pela manutenção da fonte, a concessionária ACEA, munidos de vassouras e mangueiras, fazem uma varredura no fundo da fonte para reunir as moedas. São baldes, baldes e mais baldes, cheios de moedas, que carregam consigo desejos, esperança e sonhos.
Depois de recolhidas, as moedas são então levadas ao escritório da Caritás onde são espalhadas para secar. O curioso é que não são apenas moedas que as pessoas jogam: são encontrados ali objetos, digamos, peculiares como, por exemplo, joias, medalhas e, até mesmo, dentaduras!
Duas vezes por mês a fonte é drenada para que seja feita uma limpeza. O gerente da ACEA, Francesco Prisco, explicou que:
As operações de recolha e limpeza são realizadas o mais rapidamente possível para tentar diminuir o tempo de inatividade do chafariz.
Caritás
A Caritás italiana foi fundada em 1971, em resposta ao apelo de Paulo VI no sentido de promover a caridade tendo o compromisso de conscientizar a população. E é nesse sentido que a Caritás trabalha, o de fazer parceria com a Igreja não somente cuidando dos mais necessitados, mas também promovendo a importância das ações concretas a eles.
É uma organização pastoral da Conferência Episcopal Italiana. São 218 Cáritas diocesanas, que se empenham diariamente em apoiar as pessoas mais vulneráveis.
São diversas as áreas de atuação da Caritas Italiana, entre elas: auxílio à pobreza, voluntariado, serviço público, imigração, saúde mental e sem-teto.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Caritás italiana, clique aqui.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.