Quando vi a foto da cidade de Ronda, na Andaluzia, pela primeira vez, tudo me pareceu surreal!! Tanto que resolvi visitá-la! Uma cidade construída no topo de um desfiladeiro profundo! Como conseguiram levar todo o material de construção até aquela altura? É difícil de imaginar! Mas ela é real e aqui procuramos dar algumas dicas do que visitar na encantadora Ronda.
Aqui você encontra:
História de Ronda
A origem da cidade é celta e em seu início, por volta do século VI a.C., era chamada de Arunda. Mais tarde, os gregos passaram a chamá-la de Ronda. Posteriormente foi conquistada pelos romanos. No ano de 711 Ronda foi ocupada pelos muçulmanos, que passaram a denominá-la Izn-Rand Onda (a cidade do castelo), sendo a capital da província de Takurunna. O período árabe foi o mais longo. Até que em 1485 ela foi reconquistada pelos Reis Católicos Fernando e Isabel.
Segundo o último levantamento feito, a cidade possui cerca de 35.000 habitantes e fica a 739 metros acima do nível do mar. Foi esculpida pelo rio Guadalevin, formando um enorme penhasco conhecido como “El Tajo” (o corte), com 100 metros de profundidade tendo dividido a cidade em duas partes: La Ciudad, a cidade velha e o Mercadillo, a parte nova. Você pode conhecer mais um pouco de Ronda clicando aqui.
Localização
Ronda, que faz parte da comunidade autônoma de Andaluzia, fica no sul da Espanha se imaginarmos um triângulo, está no meio entre Gibraltar, Málaga e Sevilha.
Ronda está a 102 km de Málaga, 132 km de Sevilha e 112 km de Gibraltar. Já em relação a Madri, a distância é de 551 km.
O que Visitar em Ronda
Se você estiver de carro, deixe-o num dos estacionamentos disponíveis. O mais central e mais próximo das atrações é o estacionamento subterrâneo Plaza del Socorro, próximo à da Puerta de Almocábar. Você pode obter mais detalhes sobre preços, horários, etc., nesse site. Vamos agora às atrações e lembre-se que visitar Ronda significa caminhar!
Plaza del Socorro
Essa praça desempenhou um papel importante na história política da Andaluzia. No que hoje encontramos um lugar bonito e pacífico foi, em outros tempos, palco onde os andaluzes se levantaram tentando lutar pela sua autonomia. Você encontra ali a estátua e os pilares de Hércules, assim como dois leões bem no meio dela, representando a bandeira da Andaluzia.
Plaza de España
Podemos dizer que todas as cidades da Espanha têm uma Plaza de España! E não poderia ser diferente com Ronda. A praça em si não tem nada de muito especial, mas por ficar bem no coração da cidade, é caminho para os diversos miradores, a Ponte Nova e o centro histórico. Nessa região você também encontra boas opções de cafés e restaurantes.
El Tajo – Jardines de Cuenca
Trata-se de um desfiladeiro formado pelo rio Guadalevín, com cerca de 500 metros de comprimento, 50 metros de largura e 100 metros de profundidade. Ao longo desse desfiladeiro, a cidade de Ronda se desenvolveu e exibe hoje diversas casas históricas dependuradas. No meio das casas e do desfiladeiro, encontram-se os Jardines de Cuenca, que são compostos por vários terraços com mirantes de onde é possível admirar a beleza da cidade de outra perspectiva. A entrada é gratuita.
Mirador de Aldehuela
Dele é possível admirar a paisagem da serra, assim como as típicas casas brancas de arquitetura moura e o incrível penhasco que divide a cidade em duas partes.
Casa del Rey Moro
Esse prédio foi construído no século XVIII. Seu nome deve-se à decoração de um azulejo existente em sua fachada principal representando um rei árabe. A casa tem acesso a uma antiga mina de água de origem árabe construída de forma a aproveitar uma gruta natural. Dali, uma escada com 200 degraus conduz os visitantes 100 metros ao fundo do cânion, no nível do Río Guadalevín, que é o destino final do sistema de água pelo qual a mina percorre.
Se ainda tiver fôlego, você também pode encarar uma “pequena” escada de 236 degraus que corta a rocha e desce 60 metros até chegar numa plataforma que brinda a todos com outra bela vista da cidade.
Puerta de Almocábar
É uma das antigas entradas da cidade contendo restos da muralha que delimitava o centro histórico. A construção data do século 13, passando por uma restauração no ano posterior. O que encontramos na atualidade consiste numa grande parte da estrutura mourisca original. O posicionamento da Puerta de Almocábar é estratégico porque aproveita um esporão rochoso situado ao sul. Você ainda pode gastar algum tempo caminhando sobre as muralhas! Com certeza um passeio bem diferente!
Igrejas de Ronda
Visitar Ronda significar conhecer também as suas igrejas e a cidade conta com duas:
Iglesia Maria Auxiliadora
A igreja conta com outro daqueles lindos miradores, oferecendo uma nova perspectiva do penhasco sobre o qual a cidade foi construída.
Iglesia Santa Maria la Mayor
Representa o principal templo católico de Ronda e o espaço é considerado sagrado desde a época do Império Romano. Interessante que ali, durante o domínio muçulmano, se encontrava a Mesquita Mayor. Porém, com a reconquista da cidade no século XV, foi transformada em igreja católica. Os restos do arco do Mirhab, construídos durante o domínio árabe, entre os séculos XIII e XIV, estão preservados.
Onde Comer
Visitar Ronda também envolve gastronomia, claro! O clima privilegiado da região em que fica situada a cidade propicia uma qualidade excelente para os produtos ali cultivados. E a culinária local, obviamente, explora muito estes frutos da terra utilizando em abundância legumes e verduras em seus pratos. Já para os ligados em carne, a de coelho é bastante popular. E por último, o cogumelo é outro grande tesouro da região. O destaque fica por conta do Boletus, Lactarius Deliciosus e outras espécies.
Tabanco Los Arcos
Oferece pratos da típica cozinha espanhola e mediterrânea.
Endereço: Calle Arminan 6.
Visite a página do restaurante para conhecer um pouco mais de seus pratos.
Confeitaria Daver
E pra completar, a confeitaria não poderia ficar de fora – é uma das iguarias de Ronda. A influência árabe é marcante, com uso acentuado de mel e amêndoas em seus quitetutes. Destaque para os pestiños (bolinhos de mel), as yemas del Tajo (gemas de ovos cristalizadas) e as rosquillas (roscas).
A Confeitaria Daver é um porto seguro para se provar alguns dos doces típicos e para saborear com a boca e com os olhos!
Endereço: C. Virgen de los Remedios, 6
Conheça um pouco mais suas delícias aqui.
Há muito mais para se explorar em Ronda! Coloque um tênis bem confortável e caminhe sem pressa por essa encantadora cidade!
Como Chegar com Milhas
Partindo do Brasil é possível voar para qualquer capital europeia e de lá para Málaga, Sevilha ou Gibraltar. Se o seu objetivo for viajar com milhas, use pontos Iberia Plus, Smiles, LATAM Pass, TudoAzul ou TAP Miles&Go, dentre outros. O importante é pesquisar e encontrar a melhor tarifa!
Utilizando avios do Iberia Plus para voar com a Iberia, por exemplo, uma viagem em classe econômica de ida e volta, entre São Paulo e Sevilha, em baixa estação custa 69 mil avios e aproximadamente R$ 1.000 em taxas.
Porém, emissões de bilhetes separados devem sair mais em conta. Por exemplo, emitir o trecho intercontinental com avios e depois buscar opções dentro da Espanha através do interline do TudoAzul ou então através da Smiles. O importante é pesquisar e comparar as opções disponíveis para o período de sua viagem. Considere ainda voar até Madri e depois ir de trem para Sevilha ou Málaga.
Obviamente, a melhor forma de visitar Ronda e região é de carro. Para obter informações sobre roteiros em Ronda e Andaluzia, você pode entrar em contato com nossos parceiros da Wanderlust Concierge
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.