Finalmente temos mais detalhes sobre o novo voo da Virgin Atlantic entre Londres e São Paulo. E a empresa também anunciou o que eu já esperava que fosse acontecer – uma parceria (codeshare) com a Gol!
Horário dos Voos
O voo será operado diariamente nos seguintes horários:
Voo | Origem | Horário | Destino | Horário |
VS198 | São Paulo (GRU) | 16:25h | Londres (LHR) | 07:50h+1 |
VS197 | Londres (LHR) | 22:30h | São Paulo (GRU) | 06:25h+1 |
O primeiro voo partindo de Londres será realizado no dia 29 de março de 2020. Com isso, o primeiro voo no sentido São Paulo – Londres acontecerá no dia seguinte, 30 de março.
Aeronave

Classe Executiva (Upper Class) do B787-900
Os voos da Virgin Atlantic serão operados com o B787-900 que tem a seguinte configuração:
- Classe Executiva (Upper Classe) – 31 assentos
- Econômica Premium – 35 assentos
- Econômica – 192 assentos
Parceria com a Gol
A Virgin Atlantic anunciou também que terá uma parceria com a Gol e atenderá, indiretamente, 37 destinos no Brasil a partir de São Paulo.
Além dos destinos já cobertos nesse acordo, em breve a parceria será estendida para os destinos da Gol na Argentina, Chile e Uruguai.
Programas de Fidelidade
A parceria entre a Virgin Atlantic e a Gol irá além do compartilhamento de voos e envolverá também os programas de fidelidade. Em breve os clientes da Gol que voarem com a Virgin Atlantic poderão acumular pontos no Smiles e os clientes da Virgin que voarem Gol acumularão pontos no Flying Club, o programa de fidelidade da Virgin Atlantic.
Acredito que em breve teremos o anúncio das tabelas de acúmulo e emissão de pontos. Agora o melhor mesmo é que no fim das contas pontos Livelo nos possibilitarão voar Virgin Atlantic através da Smiles! 😉
Rotas da Virgin Atlantic
Para os clientes Smiles que partem do Brasil, a Virgin poderá ser uma opção para se chegar em destinos como Tel Aviv, Mumbai, Delhi, Hong Kong e Shanghai – além de Londres, claro!
Infelizmente a Virgin Atlantic não tem nenhuma presença dentro da Europa já que eles operam apenas voos de longa distância. No entanto, eu acredito que isso deverá mudar no curto prazo.
A empresa está finalizando um joint venture com a Air France e KLM que deverá resultar em compartilhamento de voos dentro da Europa. Além disso, a Virgin Atlantic comprou a Fly Be, uma empresa britânica que opera voos dentro do Reino Unido e para alguns destinos na Europa.
Conclusão
Para nós consumidores os novos voos da Virgin Atlantic são mais que bem vindos, pois trarão um pouco de concorrência no trecho São Paulo – Londres – São Paulo, que hoje é dominado pela British Airways e LATAM. Acima de tudo, eu espero que os preços da passagens caiam!
E a notícia da parceria com a Gol e o reconhecimento mútuo dos programas de milhagens já abre, desde o início das operações a possibilidade de se acumular e gastar milhas com ambas as empresas. Melhor impossível!

B787-900 da Virgin Atlantic