Em nota divulgada recentemente, a VINCI Airports informou que assumiu as operações do Aeroporto Internacional de Rio Branco no dia 25 e também integrará o Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul no dia 29, por meio de contrato de concessão com duração de 30 anos assinado com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Na primeira quinzena de janeiro, a operadora iniciou as operações no Aeroporto Internacional de Manaus e ainda há outros quatro terminais na Região Norte – Porto Velho, Boa Vista, Tabatinga e Tefé – que serão incorporados ao portfólio da empresa até o fim de fevereiro de 2022.
De acordo com o comunicado, os dois aeroportos do Acre transportaram, ao todo, 413.121 passageiros em 2019, sendo 353.743 em Rio Branco e 59.378 em Cruzeiro do Sul. Com 22 municípios e uma extensão de 152.581 km², área maior do que países como Grécia (131.940 km²) e Portugal (92.391 km²), o estado tem muito a ganhar em mobilidade com a melhoria da infraestrutura aeroportuária em suas duas maiores cidades.
Sem perder de vista as particularidades locais, a operadora assume a gestão dos dois principais aeroportos do Acre implementando padrões globais de operação. A VINCI Airports aplicará sua expertise no desenvolvimento do tráfego para trazer mais conectividade e estímulo à economia da região.
Também haverá investimentos em adaptação de tecnologia e infraestrutura para tornar as operações mais eficientes e seguras e contribuir para melhorar a experiência dos viajantes.
A VINCI Airports irá aplicar o seu plano de ação ambiental nos aeroporto de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, além de investimentos na infraestrutura operacional. O objetivo é reduzir as emissões de carbono e aprimorar a gestão de recursos naturais. Os projetos se basearão nas inciativas do Salvador Bahia Airport – que se tornou o aeroporto mais sustentável do Brasil, segundo a ANAC.
Após a conclusão da integração completa dos sete terminais da Região Norte, a VINCI Airports irá operar 53 aeroportos em todo o mundo, sendo oito deles no Brasil. Desse modo, se tornará a concessionária aeroportuária internacional líder no país em número de aeroportos e empregará quase 500 colaboradores no Brasil.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias de aeroportos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.