A Turquia é um país belíssimo! Sua cultura e culinária são singulares. Viaje pela rica história da Turquia com o novo Expresso da Mesopotâmia, uma viagem que certamente muitos irão adorar fazer.
Aqui você encontra:
A Turquia
O território da Turquia estende-se desde o leste da Europa até o oeste da Ásia. É mágico passear pelos 30 quilômetros do Estreito de Bósforo e saber que você está exatamente no meio de dois continentes, o asiático e o europeu!
Istambul, é lindíssima. Se há uma coisa de que me arrependo, é de ter reservado poucos dias pra conhecer esta bela cidade! Mas ainda volto lá! Há muito o que se ver em Istambul: a famosa Basílica de Santa Sofia, a enorme Mesquita Azul, datada do século XVII, o Palácio de Topkapı, a Cisterna abaixo da Basílica, que rende fotos mágicas e muito mais.
O Expresso da Mesopotâmia
As viagens pelos trilhos têm ganhado cada vez mais adeptos. O CEO do site global de planejamento de viagens, o Roma2Rio, Yesh Munnangi, em entrevista à BBC, afirmou:
Os dados de busca de trens da Rome2Rio revelam um aumento impressionante de 170% desde os volumes pré-Covid de 2019.
E, à partir do aumento da procura por este meio de transporte, novos trajetos têm sido lançados. Um exemplo disto é o novo trem na Turquia, o Expresso da Mesopotâmia.
Este é um trem que foi lançado recentemente, em abril deste ano. Ele é muito mais do que um passeio de trem – trata-se de uma viagem ao tempo, as culturas e povos de centenas de anos atrás. Ele percorre 1.051 km partindo de Ankara até Diyarbakir (repleta de histórias da humanidade ao longo de seus milhares de anos!), região central da Anatólia.
Pelo percurso, é possível apreciar paisagens montanhosas, ou ainda locais desérticos e ainda o pico coberto de neve do Monte Erjies, chegando até a 3.916 metros de altura, além de diversos locais que fazem parte da história do país.
Este lançamento faz parte de uma grande iniciativa da Turquia com o propósito de incentivar os visitantes a saírem do óbvio e explorar outros destinos por esse belo país. Geoffrey Weill, representante da TGA, Türkiye Tourism Promotion and Development Agency e presidente da Weill Associates declara:
A Turquia pretende espalhar o turismo por 81 províncias e tem sustentado vários esforços para esse objetivo. Um desses esforços é melhorar a extensa rede ferroviária de baixo impacto do país, com investimentos e trens de alta velocidade.
Detalhes do Expresso da Mesopotâmia
O Expresso da Mesopotâmia tem capacidade para acomodar até 180 passageiros e é composto por 9 vagões-leito, sendo que cada compartimento pode abrigar até 2 passageiros. Durante o dia, os passageiros viajam sentados apreciando as lindas paisagens e, à noite, os assentos se transformam em dormitórios. O trem possui também um vagão-restaurante, onde são servidos pratos da cozinha tradicional da Anatólia, como o kelecoş que é um prato feito com carne frita no pão chato.
E, para a maior comodidade dos seus passageiros, o Expresso da Mesopotâmia dispõe ainda de geladeira, pia, guarda-roupa e aquecimento.
Trajeto da Viagem
O tempo total da viagem é de um pouco mais de 24 horas e o trem funcionará todas as semanas. O percurso contem paradas de 3 a 4 horas em cada destino, de forma que os passageiros poderão sair e explorar os locais e suas variadas culturas. Weill complementa
O Mesopotamia Express proporciona aos turistas uma experiência abrangente e imersiva, destacando o rico patrimônio cultural, o significado histórico e a beleza natural da região. Não é um passeio de trem comum, mas uma viagem no tempo, atravessando paisagens turcas deslumbrantes e descobrindo as joias culturais escondidas do país.
Kayseri
Partindo de Ankara, a primeira parada é a cidade de Kayseri, localizada na base do Monte Ergies (com seu vulcão inativo) e tida como porta de entrada para a belíssima região da Capadócia, e seus famosos balões!
Em Kayseri encontram-se diversos monumento da era Seljuk, entre eles um castelo medieval e diversas fortificações localizadas na parte central da cidade. Fora isso é possível visitar mesquitas, escolas religiosas do século XIII, dentre outras atrações.
Uma boa pedida é provar o Manty, que são bolinhos feitos com carne picada e temperados com iogurte de alho! O tempo de parada nesta cidade é de 3 horas.
Malatya
Depois disso, o trem segue viagem para a cidade de Malatya, que é uma das maiores da região da Anatólia. Há muito o que ser visitado nesta cidade que tem sido ponto convergente entre o Oriente e o Ocidente, especialmente para o comércio e intercâmbio cultural, por aproximadamente 7.000 anos.
Em Malatya é possível visitar um monumento que faz parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, o cemitério de Arslantepe ou ainda apreciar edifícios como a Antiga Mesquita Malatya-Ulu e as muralhas da cidade. E como não poderia faltar, aproveite para visitar o Coppersmith’s Bazaar e comprar produtos artesanais de cobre.
E se você for no verão, poderá visitar o tradicional Festival Anual de Damasco, que acontece sempre na segunda quinzena do mês de julho, celebrando o ingrediente mais famoso de exportação da região, responsável pelo fornecimento de 50% dos damascos frescos e 95% dos damascos secos de toda a Turquia. O tempo de parada nesta cidade é também de 3 horas.
Elazig
A próxima parada é Elazig, ponto central da cultura, fé e saúde local, devido a sua localização dentro da rota comercial. Além disso, Elazig é o berço dos rios Tigre e Eufrates, que testemunharam tantos fatos históricos.
Ali encontra-se o Castelo de Harput que foi denominado Patrimônio Mundial da Unesco e de onde é possível ter uma noção da amplitude da história da Turquia; a Igreja da Virgem Maria, que é um dos pontos mais antigos de toda a região da Anatólia, além da Mesquita de Izzet Pasha, construída no ano de 1866. Ali também você pode visitar vários mercados e bazares. O tempo de parada nesta cidade é de 4 horas.
Diyarbakir
E o destino final da viagem é a cidade de Diyarbakir, que é considerada o coração cultural da Mesopotâmia e recebe por volta de 1 milhão de visitantes anualmente. A cidade foi testemunha não só da formação, mas também do desenvolvimento de nada menos do que 33 civilizações.
Dentre suas diversas atrações, estão as muralhas de Diyarbakır e os Jardins Hevsel, com sua área cultural e paisagística, incluída na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO.
Além disso é possível visitar a Grande Mesquita, a Mesquita do Profeta Suleiman, o Museu Arqueológico de Ichkale, o Castelo de Zerzevan e o Templo de Mitra. Não deixe de experimentar as costelas recheadas da cidade e o Kadaif, uma sobremesa birmanesa.
Custo da Viagem
Partindo da capital da Turquia, Ankara, os passageiros do Expresso da Mesopotâmia pagarão €257,00. Já no sentido de volta, o custo é de €230,00.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.