Vem aí o 28º Festival das Cerejeiras em São Roque, que acontecerá nos dias 5, 6, 12 e 13 de julho de 2025, oferece uma experiência cultural única com mais de 1.000 cerejeiras em flor, workshops, apresentações artísticas e gastronomia japonesa. A entrada é gratuita e o evento promove atividades para todas as idades, celebrando a beleza das cerejeiras e a cultura japonesa.
Com o fim do verão e a aproximação do inverno, chega uma das épocas mais esperadas por muitos: a temporada de florada das cerejeiras. E quem aprecia estas árvores tão lindas, poderá vê-las de pertinho num festival só delas!
Cerejeiras
A Sakura, ou como é mais comumente conhecida, Flor da cerejeira é um dos símbolos mais famosos do Japão. Para eles, esta é muito mais do que uma espécie de árvore: é símbolo de beleza, perfeição, efemeridade e esperança de dias melhores. Apesar de toda esta importância, ela não é a flor nacional do país, mas, sim, o crisântemo! Mas, sem dúvida alguma, a mais famosa é a cerejeira, presente constantemente, inclusive, em pinturas, decorações, vestimentas, utensílios e até na comida japonesa.
Existem mais de 100 espécies de sakura. Suas flores, via de regra, possuem de 5 a 20 pétalas, embora algumas podem chegar a ter 50 pétalas. É o caso da espécie kanzan. Suas cores vão do branco ao rosa pink, passando, inclusive, por tons de amarelado, como as da variedade Ukon.
A época de esplendor da cerejeira no Japão é a primavera, por apresentar uma temperatura bastante agradável, nem quente e nem fria, em grande parte do país!
HANAMI 花見 é uma palavra japonesa que significa “contemplar flores”, especialmente a flor da cerejeira ou sakura. Na floração, todos os parques, castelos e jardins do Japão ficam cheios e as festividades em torno do Hanami acontecem diariamente, levando muitas pessoas a se reunir embaixo das árvores floridas, fazendo piqueniques em grupos ou em família, simplesmente para curtir este momento sagrado de contemplação. Temos muito o que aprender com a cultura oriental!
O Hanani tem extrema importância para os japoneses devido à sua associação com a efemeridade da vida. As flores das árvores das cerejeiras duram no máximo 3 dias e sua floração tem a duração máxima de 3 semanas. Por essa razão, podemos dizer que a sakura faz parte da alma do japonês.
28º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras 2025 de São Roque
O 28º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras 2025 acontece no Parque Bunkyo Kokushikan, na cidade de São Roque, localizada a cerca de 60 quilômetros de São Paulo. São mais de 1 mil pés de sakuras (cerejeiras), que garantem um show de beleza para os olhos!
Para os que visitarem o festival, será possível caminhar por entre as árvores, sentar-se na grama para admirar a natureza e tirar fotos belíssimas!
É uma oportunidade perfeita para desacelerar e levar as crianças para conhecer uma nova cultura, bem diferente da nossa.
São mais de 1000 pés de cerejeiras espalhados pelo parque, criando um cenário único que transmite, além de beleza, uma calma e sensação de bem-estar incríveis!
Ou seja, é um passeio super diferente que pessoas de qualquer faixa etária com certeza vão curtir! Algumas das atividades oferecidas no festival são:
- Workshops culturais
- Oficinas de origami e caligrafia japonesa
- Apresentações artísticas como danças folclóricas e taikô (tambores japoneses)
- Um espaço dedicado à agricultura
- Exposições que aproximam as crianças da natureza
- Cerimônia do chá, que encanta adultos e crianças
- Venda de produtos artesanais únicos
Mas Festival que é Festival tem que ter comida! O Festival das Cerejeiras contará com diversos pratos da culinária japonesa, como tempurá, yakisoba, doces japoneses, dentre outros.
Informações Gerais
Estas são algumas informações importantes que você precisa saber sobre o Festival das Cerejeiras de São Roque:
Data: 05, 06, 12 e 13 de julho de 2025 (sábados e domingos)
Horário: Das 10h00 às 17h00
Local: Parque Bunkyo Kokushikan – Estrada Municipal do Carmo, 801 – Canguera, São Roque – SP
Ingressos: A entrada é franca
Estacionamento: Custa cerca de R$ 50 por veículo
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.