Quem tem dois, tem um. Quem tem um… A variedade de produtos financeiros e de benefícios muitas vezes ilimitados pode nos dar a falsa sensação de segurança. Mas saiba que o imprevisto está à espreita, esperando justamente pelo seu descuido. Por isso, antes de viajar, considere as nossas recomendações para não dar margem ao azar e aqui mostramos quais cartões levar em uma viagem internacional.
Aqui você encontra:
Quais Cartões Devo Levar em uma Viagem Internacional?
Ao fazer uma viagem, sobretudo para o exterior, é preciso pensar além. O combo cartão de débito internacional + cartão de crédito pode não ser o suficiente. Por este motivo, convidamos você leitor que está dando o seus primeiros passos como viajante ou mesmo você leitor experiente, a refletir conosco com relação às melhores estratégias quando o tema é meio de pagamento.
Cartão de Débito Internacional
Pode convir levar sempre consigo, por exemplo, um Nomad e um Wise, sendo um para gastos do dia a dia e outro para compras. Dividir desta maneira é recomendável pois se porventura o primeiro falhar em alguma circunstância, recorre-se ao segundo sem traumas.
Exagero para alguns, mas quem nunca passou por uma transação não autorizada no Brasil ou fora? Além disso, lembre-se que cartões de débito internacional ainda são mais baratos do que papel moeda e do que os tradicionais cartões de crédito.
Cartão de Crédito com Spread Zero
Como terceira alternativa, sempre que possível opte por um cartão de crédito tradicional habilitado para compras no exterior. Mas neste caso, há um importante detalhe! Considere ter em sua carteira um cartão cujo spread bancário seja zero. Isso significa que suas compras em moeda estrangeira serão convertidas para o câmbio comercial (ou Ptax) do dia sem nenhum acréscimo – em geral, o spread cobrado pelos bancos é de 5,8%.
No entanto, não esqueça que independente do spread, haverá incidência de 4,38% sobre o valor de cada compra a título de IOF, por isso este deve ser um recurso de uso moderado ou para emergências.
Papel Moeda
Embora este seja um artigo dedicado aos cartões de pagamento, impossível não falar sobre dinheiro em espécie quando viajamos seja no Brasil ou no estrangeiro. O dinheiro físico é cada menos necessário quando falamos em destinos não exóticos, mas ainda pode ser recomendável para imprevistos que demandem um táxi, gorjetas e outras eventualidades menores.
Cartão para Acesso às Salas VIP
Ok, você já entendeu as vantagens de levar dois cartões de débito internacional e ao menos um cartão de crédito. Mas e as salas VIP? Imagine planejar uma viagem por um ano inteiro para então vê-la arruinada na primeira perda de conexão.
A companhia aérea por ora não lhe oferece alimentação nem hospedagem, e o seu cartão de crédito somente franquiará o seu acesso à sala VIP – e não o do seu marido, da sua esposa, filhos ou acompanhantes.
Pensando nisso, avalie previamente os benefícios à disposição de cada aeroporto pelo qual passará, bem como quais e quantos cartões de crédito garantirão o seu bem estar e o de quem viajar contigo. Um único cartão com acesso ilimitado a salas VIP não pode ser considerado como o seu salvo-conduto.
Para Saber Mais
Neste link você pode acessar as nossas análises de cartões de crédito.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.