Recentemente eu viajei novamente na classe executiva do B777-300 da SWISS em um voo entre São Paulo e Zurique e desta vez eu consegui reservar um dos famosos “tronos”, o que tornou a experiência bem mais interessante. Veja a seguir os principais detalhes da minha viagem.
Aqui você encontra:
Check-in
Eu cheguei no Aeroporto de Guarulhos com bastante antecedência e o check in já estava aberto. Eu usei a fila preferencial para os passageiros da classe executiva e em questão de minutos eu já estava com o meu cartão de embarque em mãos e o meu assento trono, o 8K, garantido!
Como o Reino Unido, meu destino final, e a Suíça removeram todas as restrições de covid, não foi necessário apresentar nenhum certificado de vacinação.
Detalhes do Voo
- Rota: São Paulo – Zurique
- Aeronave: B777-300
- Poltrona: 8K
- Horário de Partida: 18:30h
- Horário de Chegada: 10:40h
- Duração do Voo: 11h10min
Nota: Os horários de partida e chegada acima são em hora local.
Embarque
O embarque começou exatamente no horário estipulado, isto é, 17:50h. Primeiro embarcaram as prioridades definidas por lei e os demais passageiros foram chamados por grupos. Eu embarquei no Grupo 2, sendo que na Swiss o Grupo 1 é reservado para aqueles que voam na primeira classe e os membros com status Senator no Miles & More.
Antes do início do embarque, que foi bem organizado, os funcionários asseguraram que as pessoas estavam nas filas corretas. Isso, sem dúvida agiliza bastante o processo e deveria ser um exemplo a ser seguido por outras empresas aéreas.
Classe Executiva do B777-300 da SWISS
Layout da Cabine
As aeronaves B777-300 que operam os voos diários da SWISS entre São Paulo e Zurique contam com quatro classes, sendo elas: primeira classe, classe executiva, econômica premium e econômica.
A classe executiva tem 62 assentos que alternam na configuração 1-2-2 ou 2-2-1. Obviamente, para quem viaja sozinho os melhores assentos são os individuais, ou tronos, como são comumente chamados. Além de mais privacidade, eles também oferecem mais espaço para se guardar objetos pessoais.
Estes assentos são reservados para os clientes com status Senator no Miles & More e, caso livres, são disponibilizados para os demais passageiros 24 horas antes do voo, que é quando o check-in abre. Alternativamente, ao custo de £175 (R$ 1.103) é possível reservar estes assentos a qualquer momento.
Ainda sobre a classe executiva, as filas 4 e 5 formam uma mini cabine, ideal para aqueles que preferem um pouco mais de privacidade, mas conseguir assentos nela é bem concorrido.
Assentos
Como eu disse acima, para este voo eu consegui reservar um dos assentos trono e viajar em um deles oferece uma experiência de voo muito melhor, principalmente para os viajantes solo. A expressão trono vem do fato de que o assento têm dois consoles, tanto à direita quanto à esquerda.
Quando eu cheguei em meu assento já encontrei a manta, travesseiro e o kit de amenidades, além de uma garrafa de água. A SWISS é talvez a única empresa que eu conheço de deixa um cabide nos assentos para os passageiros já pendurarem os seus casacos que, depois é recolhido pela tripulação e devolvido pouco antes da aterrisagem.
No suporte onde está o cabide e o fone de ouvido, além de ser também onde fica a mesa, há um bom espaço para se guardar objetos pessoais, como visto na foto abaixo.
Do lado da janela, na parte superior existe mais um porta trecos para a felicidade de quem sempre viaja com as mãos cheias. Confira abaixo!
De todos os porta trechos, o mais seguro, que é onde carteira, celular e passaporte devem ficar é este na parte inferior do console próximo à janela. Isso porque ninguém tem acesso a ele enquanto você estiver dormindo durante a noite. Ele tem duas divisões, sendo que a parte inferior é grande o suficiente para se guardar os sapatos!
Como se não fossem suficientes os espaços já mostrados acima, ainda há um outro espaço para se guardar objetos pessoais que fica imediatamente abaixo do monitor.
Embaixo do assento da frente há um espaço onde se pode guardar mochilas maiores quando o assento não está na posição cama. Porém, quando o assento está na horizontal, esta área torna-se a parte final da cama.
Para quem gosta de ler durante a noite, além da luz principal os assentos contam com uma luz lateral de leitura que é de fácil acesso.
Na foto abaixo, a mesa para as refeições ou trabalho parcialmente aberta mostrando também o compartimento onde a mesa fica armazenada. Para destrava-la basta apertar o botão que aparece no canto inferior esquerdo da foto.
Os controles do assento são muito fáceis de se utilizar. Os mais básicos estão na parte superior do console e os demais, que controlam por exemplo a maciez do assento, ficam no mesmo compartimento onde está o controle remoto, conforme foto a seguir.
A tomada e o ponto USB para recarregar os aparelhos eletrônicos são de fácil acesso e ficam na parte frontal do console que está do lado do corredor. Impossível não achá-los! Aliás, em cabines de classe executiva mais antigas às vezes quebramos a cabeça para encontrá-los, não?
Na foto abaixo temos o assento na posição cama, que eu considero bem confortável e suficiente para algumas horas de descanso num voo noturno.
Por último, para encerrarmos esta seção, uma foto da cabine durante a noite quando já havíamos deixado a costa brasileira e estávamos cruzando o Atlântico rumo à Europa.
Banheiro
O banheiro, pelo menos nas ocasiões que eu o usei, estava limpo. Abaixo uma foto dos produtos que estavam disponíveis para uso.
Kit de Amenidades
O kit de amenidades da SWISS é um dos mais pobrinhos entre as empresas que operam entre o Brasil e a Europa. O mesmo já estava disponível quando eu cheguei no meu assento e era a lata da Victorinox de sempre.
O kit de amenidades tem:
Meias
Máscara de dormir
Abafadores de ruído para os ouvidos
Escova e pasta dental
Hidratante para os lábios
Caneta
Serviço de Bordo
A tripulação, como em quase todos os voos da SWISS que já estive até hoje, foi super eficiente e bastante atenciosos durante todo o voo. O serviço de bordo começou com os drinks de boas vindas que foram servidos ainda durante o embarque e na sequência os comissários distribuíram os cardápios do jantar e do café da manhã.
Jantar
Como pode ser visto na foto abaixo, haviam três opções de prato principal para o jantar, além de duas entradas.
Abaixo a carta de vinhos. No meu caso, eu optei por continuar com o champanhe que foi servido no momento do embarque!
Antes de servir o jantar a tripulação passou pela cabine oferecendo um rodada de drinks. Apenas senti falta das castanhas e amendoins!
Para o jantar eu optei pelo peixe branco como entrada e pelo filé mignon grelhado. Talvez ainda sob o impacto da pandemia, a SWISS segue servindo entrada e prato principal ao mesmo tempo. Espero que em breve voltem ao serviço normal, se é que ainda não o fizeram.
Tanto o peixe quanto a carne estavam bem saborosos, ainda que esta última estivesse com um aspecto pálido! E o gratinado de batata estava show! Abaixo um olhar mais próximo da entrada e do prato principal.
Se a entrada e o prato principal estavam bons, infelizmente o mesmo não pode ser dito da sobremesa. Embora bonitinha, estava bem dura!!
Encerrado o jantar a tripulação montou um pequeno bar na galley com alguns alimentos e bebidas para os passageiros beliscarem durante a noite.
Café da Manhã
Para o café da manhã, como dito acima, a tripulação distribui um menu à parte onde o passageiro marca o que gostaria de comer no dia seguinte.
Faltando uns 90 minutos para chegarmos em Zurique o serviço começou e, assim como no jantar a bandeja já veio completa com tudo aquilo que eu havia escolhido na noite anterior.
Por último, um olhar mais próximo do prato quente do café da manhã. No caso eu escolhi o omelete que estava … erm … bom.
Entretenimento a Bordo
O sistema de entretenimento da classe executiva do B77-300 da SWISS é bom e atende bem às necessidades dos passageiros. A tela é de bom tamanho e responde rapidamente ao toque. Além disso, há uma boa opção de filmes, documentários, séries e músicas.
O fone de ouvido oferecido abafa bem os ruídos da cabine. Não tenho do que reclamar. Para quem prefer usar o controle remoto, o mesmo é bem fácil e intuitivo e de fácil acesso, como mostrado na foto acima que fala dos controles do assento.
Como Reservar
Além de comprar os bilhetes diretamente na página da SWISS, é possível reservá-los com milhas do programa de fidelidade da empresa que é o Miles & More. Porém, a opção de reserva mais popular entre os nossos leitores no Brasil é através do TAP Miles&Go. Infelizmente, o grupo Lufthansa tem controlado a disponibilidade de bilhetes prêmio e, normalmente, os assentos aparecem no sistema da TAP apenas poucos dias antes da viagem.
Uma opção para quem não tem tempo de monitorar a disponibilidade no site da TAP é utilizar os serviços dos nossos parceiros da Wanderlust que, além de ficar de olho na disponibilidade, podem também fazer a emissão das passagens. Para saber mais sobre o serviço, basta entrar em contato com eles através do email viagens@wanderlustconcierge.com.br.
Tome Nota
Como dito logo no início do artigo, o ponto alto deste meu voo na classe executiva do B777-300 da SWISS foi o assento trono. Todos os demais aspectos estavam dentro dos padrões normalmente oferecidos pela SWISS.
Para Saber Mais
Para ler outros reviews de voos publicados no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.