A capital japonesa oferece centenas de atrações aos visitantes que recebe diariamente de todo o mundo. Neste artigo falaremos de 4 atrações culturais imperdíveis em Tóquio. que não devem ficar de fora do seu roteiro.
Aqui você encontra:
Atrações Culturais em Tóquio
Museu Nacional de Tóquio
Este museu fica localizado no Ueno Park no bairro de Taito. Foi fundado em 1872, sendo o maior e o mais antigo museu de todo o país. Oferece exposições permanentes e temporárias.
Seu acervo abriga mais de 100 mil objetos de valor artístico, assim como arqueológicos de diversas eras da história japonesa, além de vários outros países asiáticos.
Este enorme acervo é distribuído em vários edifícios:
- Honkan – Expõe uma visão geral da arte japonesa em 24 salas, através de peças de cerâmica, esculturas, espadas, etc., datando de 10.000 A.C. até o final do século XIX.
- Toyokan – Este edifício foi inaugurado em 1968. Através de suas dez salas, é dedicado à exibição da arqueologia asiática, inclusive da península coreana, China, sudeste asiática, Índia, Egito e Oriente Médio.
- Hyokeikan – Usado para exposições temporárias, este edifício foi inaugurado em 1909.
- Heiseikan – O Heiseikan expõe peças como, por exemplo, cerâmicas, provenientes da história japonesa datando do ano 10.000 A.C até os dias de hoje. Dispõe também de uma seção de arqueologia.
- Shiryōkan – Criado em 1984, este prédio abriga o centro de pesquisa e informação, contendo, entre outros, livros, fotografias, revistas, etc.
- Hōryū-ji Hōmotsukan – Este prédio abriga uma linda galeria de tesouros do Japão.
Conheça aqui um pouco mais do Museu Nacional de Tóquio.
Museu Edo-Tóquio
Inaugurado em março de 1993, este museu merece certamente ser visitado! Dentre outras razões, porque é dedicado à própria história do Japão, narrando toda sua trajetória desde o período em que era uma pequena vila de pescadores até os dias atuais, tido como um poderoso centro econômico do mundo.
Mas toda esta história é contada de uma forma peculiar: o objetivo é oferecer uma clara visão do dia a dia do cidadão comum, através de exposições reproduzindo ambientes domésticos, de lazer, de trabalho, inclusive com teatros kabuki, veículos e até mesmo caixas de correio! É possível inclusive tocar em muitos destes objetos – diferente de muitos outros museus.
O próprio edifício já introduz essa história – Sua arquitetura lembra um armazém antigo. Mede 62,2 metros de altura – exatamente a mesma da Torre do Castelo de Edo!
A distribuição da exposição é muito bem elaborada. Conforme o visitante caminha por ela, começa a viver os momentos históricos ilustrados.
Curiosidade: No andar superior da entrada do museu é possível solicitar um dos guias-voluntários que, certamente, tornarão a visita muito mais enriquecedora! Quem sabe você até tenha a sorte de pegar um guia que fale espanhol ou inglês! Também é oferecido pelo museu um áudio guia sem custo adicional.
Visite aqui o site do Museu Edo-Tokyo.
Museu Nacional de Ciências e Inovação
Este museu é mais conhecido como Museu Miraikan e oferece a quem o visita a incrível experiência de conhecer as últimas novidades cientificas, assim como as que determinarão os anos futuros. E o mais incrível é que você fará isso de maneira interativa!
Criado pela Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia e fundado em 2001, o museu oferece uma Coleção Permanente – Trata-se de típicos experimentos físicos sendo que, através deles, são explicados conceitos complexos. Mas não pense que você ficará apenas como expectador! Deverá ler os textos (disponíveis também em inglês) e tentar realizar algum dos experimentos sugeridos! Não se esqueça que este é um museu interativo!
Os temas predominantes são: robótica, informática, medicina e exploração espacial. Porém, existem pequenas áreas do museu que abordam outros assuntos, como a detenção dos terremotos, o cosmo ou ainda a exploração submarina.
Asimo – Este famoso robô da Honda é o destaque do museu! É possível vê-lo em movimento diariamente às 11h00, 13h00, 14h00 e 16h00 horas. As apresentações duram aproximadamente 10 minutos; mas é o tempo suficiente para ver o Asimo correr, falar e fazer com que todos, principalmente as crianças, se apaixonem por ele!
Ao clicar aqui você tem acesso ao site do Museu Nacional de Ciências e Inovação.
Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio
Dentre as atrações culturais de Tóquio, o Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio, ou simplesmente MOMAT, é o mais importante no que diz respeito à coleção e exposição de arte moderna do país.
O prédio em que o museu fica localizado pertence à era Meiji. Feito de tijolo, já foi o quartel-general da Guarda Imperial Japonesa.
Seu acervo data do século XX e contem obras de artistas célebres como Nihonga, Ryuzaburo Umehara, Taikan Yokoyama e Ryusei Kishida, assim como peças ocidentais de diferentes estilos e obras de artistas contemporâneos.
Galeria de Artesanato – Esta galeria abriga uma coleção diversificada de cerâmicas, tecidos, laca, além de outras formas de arte local. O foco central está nas criações dos “Living National Treasures” (tesouros culturais imateriais) japoneses.
O museu recebeu inclusive a doação de uma das obras do artista brasileiro Caio Santos. Saiba mais sobre este artista clicando aqui.
Conheça mais sobre o Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio clicando aqui.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.