Com a expectativa de vida mundial cada vez maior, viajar na terceira idade é um alvo para um número cada vez crescente de pessoas. Pensando nisso, vamos a algumas dicas valiosas para viajar na fase mais madura da vida que podem evitar aborrecimentos.
As dicas abaixo, na verdade, podem servir para viagens a qualquer momento da vida. Mas, especialmente na idade mais madura elas passam a ter uma importância maior.
Aqui você encontra:
Escolha do Destino
Escolha um destino que tenha a ver com você. Muitas vezes escolhemos nossos destinos não com base no que queremos fazer de verdade, mas para concordar com a opinião da maioria. Mas agora chegou sua hora! Escolha um lugar que você realmente queira ou sempre quis conhecer. Dê a si mesmo o direito de satisfazer seus desejos!
Planejamento
Definido o destino, escolha a época do ano em que a viagem acontecerá. Mas seja realista. Leve em consideração:
- A temperatura local na época planejada – Se você não curte o frio, como eu, não planeje viajar para a Suiça em pleno Janeiro!
- Eventuais problemas de saúde – Caso você tenha alguma limitação física ou problema de saúde, considere isso também quando for escolher seus destinos, hotéis, atrações, etc.
- Seu perfil – Planeje sua viagem de acordo com seu perfil. Se você não quer ter maiores problemas (ao menos na troria!), escolha viajar com uma excursão. Mas se você é daqueles que gosta de ter independência, analise e procure saber todas as providências que precisará tomar.
- Custos – Defina quanto exatamente você tem disponível para sua viagem, calcule uma margem extra para imprevistos.
Dicas para Viajar na Fase Madura da Vida
Depois de ter cumprido estas etapas de planejamento, você agora está pronto para ver as dicas para viajar na fase madura de sua vida! Vamos a elas?
Bagagem
Creio que, a esta altura da vida, você já deva ter passado diversos perrengues carregando malas e, o pior, com roupas que você sequer usou! Então, mais do que nunca, minimize sua bagagem, levo o menos possível.
Caso vá para um lugar frio, roupas térmicas, tipo segunda pele, são uma ótima opção! Porque, além de aquecer, elas são leves e ocupam pouco espaço. Além disso, procure viajar com malas de 4 rodas. Elas fazem muita diferença!
Hotéis
Fique atento quanto à escolha dos hotéis. As vezes o barato pode sair caro. Então busque um meio termo: economia, mas com certo conforto. A gente não rende tanto como antes. Uma noite mal dormida, pode levar dias para se recuperar. Além disso, caso tenha alguma limitação de mobilidade, atente-se a isso ao escolher seu hotel.
Celular
Fique de olho na bateria de seu celular. E isso durante toda a viagem. Ao visitar lugares tão desejados, a gente começa a tirar mil fotos. E lá se vai a bateria do celular! Ter uma bateria-extra ou ainda um Powerbank é uma boa ideia.
Informação com familiares
Deixe com membros mais próximos de sua família seu roteiro, hotéis em que vai se hospedar e datas. Informação nunca é demais!
Informação de Hotéis e Cartões de Crédito
Tenha a mão as informações dos hotéis que você irá utilizar, endereço, telefone, etc., as reservas, telefones úteis, inclusive das centrais dos cartões de crédito que você irá levar. Uma boa ideia também é tirar uma cópia de todos os cartões que você levará em sua viagem. Temos um artigo com um checklist bem completo das providências a serem tomadas.
Você pode consultá-lo clicando aqui.
Evite Levar Dinheiro em Moeda
Hoje temos várias formas de levar dinheiro nas viagens. Os bancos digitais são uma ótima escolha. Porém, pesquise e consulte pessoas que utilizaram os cartões desses bancos em seu destino para certificar-se de que eles funcionam bem ali. Leve apenas uma quantia pequena em moeda local.
Roteiro
Ao fazer seu roteiro, leve em consideração que você não é mais um adolescente! Faça as atividades no seu ritmo. Melhor visitar menos atrações e curtir todas elas, do que sair feito um louco e terminar a viagem exausto!
Descontos
Há várias atrações na Europa que oferecem descontos e, as vezes, até mesmo gratuidade, para pessoas acima de 65 anos. Isso inclui passagens de trem, metrô e ônibus, restaurantes, etc. Vale a pena pesquisar antes.
Preparo
Caso você não seja muito adepto a atividades físicas, tente preparar-se pelo menos com alguns meses de antecedência para dar conta da viagem. Isso fará uma grande diferença! Digo por experiência própria! Não sou adepta às tais atividades físicas, mas hoje me exercito e tenho como motivação exatamente as viagens!
Remédios na Mala de Mão
Chega uma certa idade que a bolsinha de remédios vai aumentando! Seja ela de que tamanho for, leve-a em sua bagagem de mão. Já pensou se sua bagagem for extraviada e você depender de suas mediações diárias?
Outra sugestão ainda neste quesito remédios: não leve a quantidade exata de remédios. Leve sempre uma quantidade a mais. Imprevistos acontecem, entre eles, atrasou ou cancelamento de voos.
Seguro Saúde
Pessoalmente creio que vale a pena investir num seguro saúde. Embora alguns cartões de crédito ofereçam este benefício, pesquise para ver como isso funciona na prática. Tenho lido relatos bem negativos de pessoas que contaram só com o seguro dos cartões e tiveram uma experiência muito ruim.
Check-up
Ainda no tópico saúde, faça um check-up antes de viajar. É aquele velho ditado: Melhor evitar, do que remediar!
Atenção Redobrada
Procure ficar um pouco mais atento durante sua viagem. Nossos reflexos diminuem com o passar do tempo. E sempre tem gente de olho pra dar um golpe ou roubar uma carteira que estiver dando sopa! Redobre a atenção.
Espírito Jovem
Apesar de planejar seu roteiro, leve na bagagem uma bela dose de improviso. Eu amo planejar minhas viagens, mas também amo improvisar! Na última que fiz estava indo a Girona, na Espanha. No caminho só via placas com Francia, Francia. Isso porque há poucos quilômetros lá estava a divisa entre os dois países.
Estava com hotel reservado, roteiro montado, mas falei para o meu marido: Vamos pra França? De início ele arregalou os olhos! Mas paramos o carro, cancelei o hotel (que sempre faço com cancelamento gratuito), reservei um para a cidade de Perpignan e lá fomos nós! Foi uma mudança maravilhosa, que valeu muito a pena!
E a última dica – Aproveite tudo e aproveite muito! Certamente, você tem um olhar para a vida agora que fará toda a diferença em sua viagem! Curta cada detalhe, sem pressa – afinal, ninguém rouba de nós o que adquirimos numa viagem!
Para Saber Mais
Para ler mais publicações do Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.