Escrevo este post para atualizar a situação atual do cashback da plataforma Vamos Parcelar. Conforme meu último post sobre a VP, escrito em junho de 2021, a liberação do cashback estava previsto para 7 de setembro, data escolhida exatamente para coincidir com a Independência do Brasil.
Contudo, a data esperada chegou mas o cashback não foi liberado. Desde então, tenho cobrado justificativas praticamente todas as semanas e a empresa não vinha dando respostas convincentes, de maneira que na sexta-feira, 29 de outubro, a Vamos Parcelar nos convidou para uma live para explicar as razões para essa demora no pagamento do cashback.
Reunião com a Vamos Parcelar
Participaram da reunião alguns executivos da VP, como o diretor de TI Daniel Freitas Silva e o de Marketing, Ruy Alves, além de funcionários das áreas e do jurídico. Do Pontos pra Voar, participamos eu e o Paulo Léo.
Uma das principais justificativas citadas pela empresa foi a perda de funcionários da área de TI: cerca de 40% da equipe foi trocada, sendo que boa parte era de profissionais-chave da área, inclusive o diretor, e a curva de aprendizado dos novos funcionários acabou atrasando todo o processo.
Também foi mencionado a entrada de um novo público (o de milheiros) como clientes da VP desde o primeiro post publicado aqui no Pontos pra Voar, em 18 de maio de 2021, que alterou bastante a rotina da empresa.
Um dos pontos que a VP destacou ter sofrido atraso nos últimos meses foi justamente a segurança da plataforma:
Apenas para relembrar, a VP criou uma página intitulada Jogo de Gente Grande, para mostrar as etapas até a utilização do cashback. A Fase 2 representava exatamente a segurança do ambiente da plataforma, com a autenticação de dois fatores. Ou seja, a Fase 3, que representava a liberação e utilização do cashback, está ainda mais atrasada.
A preocupação com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais também foi outra justificativa para o atraso do cashback. Mencionaram que várias frentes estão em andamento no momento, e que possui a intenção de antecipar a utilização do cashback inicialmente para usuários pré-selecionados, que fariam o teste se o sistema está confiável ou não.
Contudo, não anteciparam nenhuma data, nem se seria ainda este ano ou somente em 2022. Disseram apenas estar trabalhando para conseguir finalizar todo o processo o quanto antes.
Questionei sobre um outro problema que vinha acontecendo com frequência: o atraso na liquidação dos boletos e contas pagas na Vamos Parcelar. Ainda que a empresa tenha honrado eventuais juros e multas em decorrência de atrasos, não é bacana ficar com o registro de contas atrasadas e até ter seu score de crédito afetado.
Condições e Taxas na VP Atualmente
Hoje, ao simular o agendamento de uma conta, me deparei com a seguinte informação:
Espero que agora estejam conseguindo liquidar todas as contas dentro de 3 dias úteis, mas o ideal era que fosse no próprio dia, não é mesmo?
Quanto às taxas de juros cobradas no parcelamento, está no mesmo patamar do Mercado Pago, Recarga Pay e Serasa: 2,99%, mas a VP oferece 0,3% de cashback, que no momento não representa nada!
Tome Nota
Infelizmente a reunião não trouxe a resposta que esperávamos. Já tinha achado o prazo de três meses (de junho a setembro de 2021) dado pela Vamos Parcelar longo para a liberação do cashback, o limite de R$150 reduzido pois em nenhum momento havia sido ventilada a limitação de um valor máximo, e as constantes alterações nas taxas cobradas bastante ruim para o usuário se organizar.
Mas a realidade agora é que dificilmente teremos apps ou plataformas de pagamentos onde seja interessante pagar taxas para gerar pontos/milhas no cartão de crédito, salvo raras exceções ou promoções pontuais. A taxa Selic deve atingir dois dígitos em 2022 e está praticamente inviável para qualquer empresa não cobrar nenhuma taxa para transferências ou pagamento de contas.
Se você soube surfar as grandes ondas nos últimos anos com os apps de pagamento, parabéns! Caso contrário, a festa está quase acabando (só falta um apagar as luzes…) e resta agora apenas torcer para o cashback da VP ser pago.
E você, o que achou dessa resposta da Vamos Parcelar? Pretende aguardar ou tomar alguma ação mais enérgica?
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre cashback, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.