Este ano, em Roma, acontecerá o Jubileu 2025. Chamado de Jubileu da Esperança, esse será um evento de grande importância para os católicos. As celebrações desse Ano Santo começaram em 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e se encerrará em 6 de janeiro de 2026, na Epifania.
O Jubileu 2025, promovido pela Igreja Católica, é um evento religioso especial que celebra a misericórdia divina e convida os fiéis a uma renovação espiritual. Com origem no Antigo Testamento, os jubileus eram anos de perdão e reconciliação. Esses eventos foram resgatados pela Igreja em 1300, no pontificado de Bonifácio VIII, e desde então são realizados regularmente a cada 25 anos.
Sob o tema Peregrinos da Esperança, o Jubileu 2025 busca inspirar esperança em tempos de desafios, reunindo milhões de pessoas em eventos e celebrações ao redor do mundo, com destaque para a abertura da Porta Santa nas principais basílicas de Roma, um símbolo de renovação e graça espiritual.
Aqui você encontra:
Expectativa e Preparativos
A expectativa para o evento é que a cidade de Roma receba cerca de 32 milhões de turistas e peregrinos durante o ano no Jubileu 2025. Esse aumento no turismo exige uma extensa preparação, tanto em infraestrutura quanto na hospitalidade da cidade, com investimentos focados na recepção dos visitantes.
A cidade está passando por obras de restauro e pintura em pontos marcantes, como a Fontana di Trevi e a Piazza Navona. Quem está planejando visitar a capital italiana em 2025 deve estar ciente das alterações para as visitas aos principais pontos turísticos da cidade.
Haverá medidas de controle de acesso em locais concorridos, como a Fontana di Trevi e a Piazza Navona. Além disso o governo local está testando a cobrança de ingresso para acessar alguns marcos públicos.
As Portas Santas e seu Significado
As Portas Santas são símbolos de fé e penitência. Durante o Ano Santo, atravessá-las representa um ato de reconciliação com Deus. Veja a programação de abertura das Portas Santas:
- Basílica de São Pedro – Abertura em 24 de dezembro de 2024
- Porta Santa na prisão de Rebibbia – Abertura em 26 de dezembro de 2024
- Arquibasílica de São João de Latrão – Abertura em 29 de dezembro de 2024
- Basílica de Santa Maria Maior – Abertura em 01 de janeiro de 2025
- Basílica de São Paulo Extramuros – Abertura em 05 de janeiro de 2025
Durante o Jubileu, os fiéis poderão fazer a peregrinação às Sete Igrejas, uma das mais antigas tradições romanas. São cerca de 25 km pela cidade, chegando à zona rural romana, às catacumbas e a algumas basílicas de Roma.
O Jubileu terminará com o fechamento da porta santa da Basílica de São Pedro, no dia 6 de janeiro de 2026, durante a festa da Epifania do Senhor.
Celebrações do Jubileu 2025 em Roma
Além de visitar as Portas Santas, os fiéis poderão participar de uma série de celebrações para diferentes grupos, incluindo trabalhadores, crianças, idosos e profissionais da saúde. Veja abaixo a programação:
- Jubileu do Mundo das Comunicações: 24 e 25 de janeiro.
- Jubileu das Forças Armadas, Polícia e Segurança: 8 e 9 de fevereiro.
- Jubileu dos Diáconos: 21 a 23 de fevereiro.
- Jubileu do Mundo do Voluntariado: 8 e 9 de março.
- Jubileu dos Missionários da Misericórdia: 28 a 30 de março.
- Jubileu dos Enfermos e o Mundo da Saúde: 5 e 6 de abril.
- Jubileu das Pessoas com Deficiência: 28 e 29 de abril.
- Jubileu dos Trabalhadores: 1º a 4 de maio.
- Jubileu dos Empresários: 4 e 5 de maio.
- Jubileu das Bandas Musicais: 10 e 11 de maio.
- Jubileu das Irmandades: 16 a 18 de maio.
- Jubileu das Famílias, das Crianças, dos Avós e dos Idosos: 30 de maio a 1º de junho.
- Jubileu dos Movimentos, Associações e Novas Comunidades: 7 e 8 de junho.
- Jubileu Santa Sé: 9 de junho de 2025.
- Jubileu do Desporto: 14 e 15 de junho.
- Jubileu dos Seminaristas: 23 e 24 de junho.
- Jubileu dos Bispos: 25 de junho.
- Jubileu dos Sacerdotes: 25 a 27 de junho.
- Jubileu da Consolação: 15 de setembro.
- Jubileu dos Operadores de Justiça: 20 de setembro.
- Jubileu dos Catequistas: 26 a 28 de setembro.
- Jubileu dos Migrantes: 4 e 5 de outubro.
- Jubileu da Vida Consagrada: 8 e 9 de outubro.
- Jubileu da Espiritualidade Mariana: 11 e 12 de outubro.
- Jubileu dos Coros: 21 a 23 de novembro.
- Jubileu dos Reclusos: 14 de dezembro de 2025.
Planeje sua Viagem
Seja como peregrino, seja como um turista, com tantas expectativas e alterações para o Jubileu, é essencial planejar com antecedência sua visita a Roma em 2025. Para quem vai para o evento, Roma promete não só uma experiência espiritual profunda, mas também uma oportunidade única de explorar a história, cultura e beleza da cidade eterna.
Caso sua visita não seja para fins religiosos, ainda assim será preciso uma dose extra de preparação e paciência. Faça seu roteiro com antecedência e pesquise as possíveis alterações no trânsito da cidade, no controle de acesso e horários para visitar as principais atrações turísticas. Lembre-se ainda de colocar no seu orçamento o valor das possíveis cobranças para visitar essas atrações.
Para Saber Mais
Para ler sobre outros destinos que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.