A conectividade a bordo ganhou escala na malha da United Airlines: mais de um quarto das partidas diárias da companhia já opera com internet via Starlink, após a rápida instalação do sistema em centenas de jatos regionais. A empresa agora direciona a expansão para aeronaves de maior porte e projeta ultrapassar 800 aviões equipados até o fim de 2026.
A United Airlines concluiu a instalação do sistema de internet via satélite da Starlink em mais de 300 aeronaves regionais com duas classes de serviço e afirma que pretende equipar outros 500 aviões da frota principal até o fim de 2026. Com isso, a companhia projeta superar 800 aeronaves com o novo sistema nos próximos meses.
Segundo a empresa, mais de 25% das decolagens diárias — cerca de 1.200 voos — já contam com a conectividade fornecida pela Starlink. Em alguns desses aeroportos, mais da metade das partidas da United já contam com o novo sistema; em Indianapolis, por exemplo, o percentual supera 63%.
Implantação em menos de um ano
De acordo com os dados divulgados pela United, a instalação da Starlink em mais de 300 jatos regionais foi realizada em menos de um ano. Nos últimos dez meses, a companhia transportou mais de 7 milhões de passageiros em 129 mil voos operados com aeronaves equipadas com o sistema, registrando 3,7 milhões de dispositivos conectados.
A United informa que os índices de satisfação dos clientes com o Wi-Fi a bordo praticamente dobraram nessas aeronaves. Entre os pontos destacados pelos passageiros estão a conectividade disponível do portão de embarque ao desembarque, maior estabilidade do sinal e possibilidade de streaming durante o voo.
A empresa cita dados independentes da Ookla referentes ao quarto trimestre de 2023 para classificar o serviço como de alta velocidade, considerando velocidades medianas superiores a 100 Mbps.
Expansão para aeronaves de maior porte
Para 2026, o foco passa a ser a frota principal. A United Airlines pretende acelerar o cronograma de instalação da Starlink em mais de uma dezena de modelos, incluindo Boeing 737-900ER, aeronaves da família Airbus A321 e Boeing 777. A implementação depende de certificação e aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) para cada tipo de aeronave.
Caso o cronograma seja cumprido, a United terá mais da metade de sua frota principal equipada com o sistema até o final do ano.
🔗 Leia também: United reforça rotas domésticas e lança novos voos internacionais
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a United Airlines, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




