Antes de mais nada agradeço ao Thomaz, que compartilhou conosco os detalhes do seu dia em Brasília
Brasília já não guarda “quase” nenhum segredo para mim! Em 2018 me hospedei na cidade 28 vezes e passei pelo seu aeroporto exatas 100 vezes, ou algo em torno de uma vez a cada três dias descontando-se minhas férias. Isso acontece porque Brasília é considerada um dos principais hubs aéreos (ou centros de distribuição de voos) do Brasil, interligando as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste ao Sul e Sudeste e também a outros países.
Um Dia em Brasília – O que Ver e Fazer: Uma Cidade Planejada
Como todos sabemos, Brasília é a capital federal do Brasil e o centro do poder político nacional. Uma cidade jovem de apenas 58 anos e a maior cidade planejada do mundo construída no século XX. Interessante, não?!? 😊
Brasília foi idealizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, dispensando qualquer tipo de apresentação. É considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico. Vista de cima a cidade se assemelha a um avião com o Eixo Monumental, o Plano Piloto, a Asa Sul e a Asa Norte.
A capital brasileira é dividida em blocos numerados e setorizados. Daí vem uma curiosidade marcante em relação às outras cidades do Brasil, a nomenclatura de seus endereços é praticamente uma coordenada geográfica.
Por exemplo, o endereço do hotel que costumo ficar é SHN – Quadra 2 – Bloco A – Asa Norte. SHN é o setor hoteleiro norte. Também há a setor hoteleiro sul (Asa Sul), setor bancário, setor das embaixadas, setor hospitalar e assim vai. Uma outra curiosidade de Brasília é que dizem que essa cidade não tem esquinas. Mas deixo essa particularidade para vocês mesmos descobrirem! 😀
Tenho um amigo que queria conhecer Brasília, mas tinha apenas um dia disponível em sua agenda. Baseado nisso, montei um roteiro para explorarmos a cidade e ver as principais atrações. Inclusive, esse roteiro serve para quem está passando pelo aeroporto da cidade e tem um longo período de espera entre um voo e outro.
Agora vamos sair da “WikiThomaz” e descobrir o que se tem para ver e fazer em Brasília, que é um verdadeiro museu arquitetônico a céu aberto! Espero que gostem da leitura e se tiverem alguma pergunta, me escrevam que eu responderei o mais rápido possível.
Ao chegarmos no aeroporto de Brasília alugamos um carro. Mas caso você não queira dirigir e goste de caminhar também é possível, a partir do Eixo Monumental, conhecer os principais pontos turísticos de Brasília a pé. Nesse caso, no aeroporto pode-se optar por táxi, Uber ou mesmo ônibus com destino ao Eixo Monumental e a partir da Torre de TV ou da Catedral de Brasília ir caminhando em direção à Praça dos Três Poderes.
Um Dia em Brasília – O que Ver e Fazer: Legião da Boa Vontade
Começamos nosso roteiro pela Legião da Boa Vontade (LBV) na Asa Sul antes de seguir para o Eixo Monumental, local onde estão os principais “monumentos” de cidade
Independentemente de sua religião ou crença, eu recomendo visitar a LBV. Nesse local há um templo chamado Templo da Paz que é em formato de pirâmide e ideal para reflexão e meditação. Dentro dessa pirâmide o piso em granito traz o desenho de uma espiral com uma linha escura e outra clara.
O visitante inicia sua caminhada na linha escura, vai caminhando dentro dessa espiral, em sentido anti-horário até alcançar o centro da pirâmide. Ali inicia a caminhada de volta na linha clara no sentido horário. Uma atendente nos explicou que a linha escura representa a difícil jornada em busca de equilíbrio e a clara uma jornada nova e iluminada.
Nesse complexo ecumênico, além dessa pirâmide há também salões com exposições artísticas, uma sala com temas egípcios e várias peças esculpidas em pedras de diferentes tipos. A entrada no templo é gratuita e o mesmo fica aberto 24 horas. Vale a pena conferir!
Um Dia em Brasília – O que Ver e Fazer: Praça dos Três Poderes
Depois da LBV partimos em direção à Praça dos Três Poderes, onde ficam as sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Obviamente essa praça tem esse nome por ali estarem os três poderes da república que representam a nossa democracia.
Palácio do Congresso Nacional
Nossa primeira parada foi no Palácio do Congresso Nacional, o principal cartão postal de Brasília, onde já tínhamos agendado uma visita. O Palácio é aquela construção com duas torres gêmeas e nas suas laterais duas cúpulas nos formatos côncavo e convexo. Tenho certeza que vocês já o viram na televisão, certo?!?!
O Palácio do Congresso Nacional é a sede do poder legislativo. Do lado convexo (cúpula menor) está o Senado Federal e do lado côncavo (cúpula maior) está a Câmara dos Deputados. Na parte interna das cúpulas é onde estão localizados os plenários – locais dos debates e votações dos senadores e deputados.
A visita durou aproximadamente uma hora e um guia nos levou para conhecer os seguintes locais:
- Salão Negro – entrada de honra do Congresso Nacional.
- Salão onde são recebidas as autoridades.
- Salão onde ficam os repórteres.
- O Túnel do Tempo, ambiente reconhecido por mim pelos telejornais devido às entrevistas de última hora com os políticos.
Vimos ainda algumas obras de arte e uma exposição dos presentes de autoridades de outros países aos parlamentares brasileiros. Caso os deputados e senadores estejam no plenário também é possível assistir, por alguns minutos, uma sessão no plenário.
Clique aqui para agendar sua visita ao Congresso Nacional.
Supremo Tribunal Federal
Também na Praça dos Três Poderes está localizado o Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta instância do poder judiciário brasileiro. Assim como no Congresso Nacional, é possível agendar visitas para o Supremo Tribunal Federal. Mas infelizmente, como nosso voo saiu atrasado de São Paulo perdemos o horário da visita.
Eu já visitei o STF numa outra ocasião, porém há muitos anos atrás e não lembro de muita coisa. No entanto, tenho certeza de ter visto o original de nossa Constituição Federal de 1988. Afinal, a função institucional fundamental do STF é servir como guardião da constituição. Logo na entrada tem a Justiça uma escultura que representa o poder judiciário. Parada mais que obrigatória para fotos.
Clique aqui para agendar sua visita ao Supremo Tribunal Federal.
Palácio do Planalto
Ainda na Praça dos Três Poderes tem-se o Palácio do Planalto, sede do poder executive, que é onde fica o presidente da República. Dessa praça é possível visualizar a Rampa que conduz ao salão e ao parlatório, local onde é feito a troca de faixa presidencial de um presidente para outro, no ato solene da posse.
Em dia “comuns” é possível ver a troca da guarda (dragões da independência) numa “coreografia” que vale a pena assistir. É possível agendar visitas, mas somente para os domingos.
Clique aqui para agendar sua visita ao Palácio do Planalto.
Mastro da Bandeira, Pombal e Os Candangos
Existem ainda três importantes monumentos na praça. O primeiro é o Mastro da Bandeira, guardando a bandeira brasileira que dependendo da direção do vento pode ser vista de diversos pontos da cidade, pois o mastro tem 100m de altura. Aliás, essa parece ser a maior bandeira hasteada do mundo.
O segundo monumento é o Pombal, encomendado pela primeira dama Eloá, mulher do presidente Jânio Quadros. Há algumas polêmicas em relação à essa construção por ter sido construído em formato de pregador de roupa e por ter sido encomendado por uma mulher.
O terceiro e principal monumento da praça são as esculturas “Os Guerreiros”, mais conhecida como “Os Candangos”. Para quem não sabe, Candango foi o nome dado aos trabalhadores, muitos deles provenientes do Nordeste do país, que vieram para trabalhar na construção de Brasília. Esse monumento foi uma forma de homenagear a importância dessas pessoas e é considerado um símbolo de Brasília.
Pira do Panteão da Pátria e Museu Histórico de Brasília
Para finalizar, a praça tem também a Pira do Panteão da Pátria, que estava apagada para reforma quando estivemos lá e o Museu Histórico de Brasília, cuja fachada é uma escultura da cabeça de Juscelino Kubitschek.
Depois de várias fotos, selfies e compramos um souvenir da cidade, seguimos para a Catedral de Brasília.
Um Dia em Brasília – O que Ver e Fazer: Catedral de Brasília
A Catedral de Brasília, Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, é na minha opinião uma verdadeira obra de arte. Seu formato lembra mãos juntas e espalmadas e ao lado um campanário com quatro sinos, formam um conjunto espetacular.
A catedral localiza-se no centro do Eixo Monumental. No acesso à Catedral há quatro estátuas representando os quatro evangelistas – Mateus, Marcos, Lucas e João. Para entrar na catedral passa-se por um pequeno túnel e uma vez dentro depara-se com um ambiente claro e iluminado. A luz natural vem dos vitrais em tons de azul, verde e branco.
No centro da catedral há três anjos suspensos por cabos. Essa catedral não lembra, em hipótese alguma, o formato das catedrais e igrejas tradicionais e seu interior é pequeno e em formato de círculo. Parada mais que obrigatória em Brasília.
Da catedral tem-se uma visão ampla da Esplanada dos Ministérios, localizada no Eixo Monumental com 17 prédios que abrigam os ministérios e órgãos públicos. Dali fomos para a Torre de TV.
Um Dia em Brasília – O que Ver e Fazer: Torre de TV
Estive nessa torre na primeira vez que estive em Brasília e tem um mirante de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade. É possível visualizar as Asas Sul e Norte, o Eixo Monumental e o Plano Piloto.
No térreo dessa torre costuma ter uma feirinha com produtos locais. Porém nessa visita a torre estava fechada para reforma, o que foi um pouco frustrante, principalmente para meu amigo, já que dali dá para se ter uma dimensão do que é Brasília e entender seu formato de “avião”.
Um Dia em Brasília – O que Ver e Fazer: Memorial JK e Memorial dos Povos Indígenas
Na sequêcia fomos para o Memorial JK, um museu onde se encontra o corpo de Juscelino Kubitschek e uma exposição sobre sua vida. Lembrando que Juscelino Kubitschek foi o presidente que fundou a cidade de Brasília.
Como estávamos curtos de tempo devido ao nosso voo ter chegado atrasado em Brasília, decidimos não entrar no memorial. Porém eu já o havia visitado antes e recomendo passar algum tempo lá, pois tem um acervo bem interessante e variado.
Em frente ao Monumento JK temos o Memorial dos Povos Indígenas, também por questão de tempo fizemos apenas um “pit stop” para fotos.
Um Dia em Brasília – O que Ver e Fazer: Restaurante Mangai
Saímos do Eixo Monumental e fomos fazer um “almojanta” no restaurante Mangai, que é muito tradicional em João Pessoa e Natal. O restaurante tem uma culinária nordestina fantástica e optamos pelo tradicional “escondidinho de carne de sol”.
O restaurante fica ao lado do lago Paranoá (Setor de Clubes Esportivos Sul – Trecho 2 – Lote 2 – Asa Sul) e com vista à Ponte JK.
Um Dia em Brasília – O que Ver e Fazer: Lago Paranoá
O lago Paranoá é um lago artificial construído junto com Brasília. O lago foi criado com o objetivo de aumentar a umidade do ar em suas proximidades, pois Brasília é uma cidade localizada no cerrado com clima predominante seco e nos meses de agosto a umidade relativa do ar atinge níveis muito baixos de até 15%.
Um Dia em Brasília – O que Ver e Fazer: Outros Passeios
Fizemos um passeio de um dia, mas acredito que o ideal seriam dois dias para explorar esse museu a céu aberto que é Brasília. Para quem tem mais tempo disponível eu sugiro incluir os pontos listados abaixo, que tive a oportunidade de conhecer em outras ocasiões que estive na capital federal:
- Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek – um dos mais extensos centros de lazer ao ar livre da cidade
- Pontão do Lago Sul – vários bares, restaurantes e quiosques na beira do lago Paranoá
- Museu do Catetinho – primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek, prédio todo em madeira
- Palácio do Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores
- Palácio da Justiça – Ministério da Justiça
- Museu Nacional de Brasília – Inaugurado em 2006 no dia em que o arquiteto Oscar Niemayer completou 99 anos de idade.
- Caminhar no final da tarde no Parque da Cidade
- Ver o pôr do sol no Pontão do Lago Sul
Algumas Palavras
Foi uma pena que nosso voo tenha atrasado para sair de São Paulo, mas mesmo assim pudemos ver quase tudo o que eu havia planejado. Como já disse, Brasília é um museu arquitetônico a céu aberto e vale muito a pena conhecer a cidade.
Meu amigo voltou para São Paulo impressionado com a cidade. Ele não imaginava que Brasília tivesse tanto a oferecer e espero que após ler esse texto você também resolva conferir com seus próprios olhos o que nossa capital federal tem de bom.
Fico por aqui e nos encontramos numa próxima cidade! 😉
Para Saber Mais
- Clique aqui para ler sobre outros destinos em nosso site