Há muitas cidades de países vizinhos nossos que valem a pena ser visitadas. Que tal um bate e volta pra Montevidéu no Uruguai e pensando nisso, nesse artigo eu compartilho algumas dicas do que ver e fazer na cidade.
Aqui você encontra:
Uruguai e sua Capital Montevidéu
Fundada em 1726, Montevidéu, ou como se diz em espanhol, Montevideo, é a capital do Uruguai e fica localizada em seu litoral sul, na margem nordeste do rio da Prata. Tem como vizinha a conhecida Punta Del Este. São apenas 131 quilômetros que separam uma cidade da outra, o que de carro leva cerca de 2 horas.
A extensão de Montevidéu é de 201 quilômetros quadrados e conta hoje com uma população de cerca de 1,25 milhões de habitantes.
Esta cidade ganhou especial fama na Copa do Mundo FIFA de 1930 – a primeira edição deste evento que tanto curtimos – por ter sido anfitriã de todos os jogos. Além disso, Montevidéu é a sede internacional do Mercosul e da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) – principais blocos comerciais de nosso continente.
Qualidade de Vida
O famoso ranking da Mercer classificou Montevidéu como a cidade com melhor qualidade de vida da América do Sul. Este ranking levou em conta 39 fatores que afetam diretamente a vida dos habitantes, separados em 10 categorias como, por exemplo: ambiente político e social (estabilidade política, criminalidade, aplicação da lei, etc.), ambiente económico, considerações médicas e de saúde, escolas e educação, habitação, ambiente natural (clima, registo de catástrofes naturais), dentre outros.
Uma das características do Uruguai é sua abertura a imigrantes, que são recebidos, de maneira geral, sem discriminações (fato raro nos dias de hoje…), além do fato de que suas políticas imigratórias são cada vez mais ágeis.
Sem falar na estabilidade da democracia do país, além da estabilidade social e política, e da convivência pacífica existente. Tudo isso resulta num crescimento econômico contínuo e, por consequência, um índice menor de desemprego e superior qualidade de vida. Isso explica sua liderança no ranking dentro da América do Sul.
Se há uma palavra que define Montevidéu é essa: uma Cidade Igualitária – ela é líder em inclusão social e, além disso, apresenta alto nível de confiabilidade. Mas como o Uruguai conseguiu tamanha façanha?
Não foi de um dia para o outro, nem de maneira fácil: foi o resultado de uma longa tradição de instituições sólidas que possibilitaram criar e sustentar uma democracia confiável, além de predicados como prosperidade, equidade, transparência e controle da corrupção. (Isto existe! Acredite!!)
Só uma curiosidade: Você sabia que o Uruguai tem 4 vacas por habitante?
Dicas do que Fazer em Montevidéu
Há muitas coisas para se visitar na capital uruguaia. Vamos mencionar apenas algumas delas aqui.
E como toda cidade que visitamos pela primeira vez, o interessante é que se comece pelo seu centro histórico. No caso de Montevidéu é chamado de Ciudad Vieja e foi aqui que a cidade teve seu início, além de abrigar prédios históricos e o Mercado del Puerto.
Centro Histórico de Montevidéu
Praça Independência
Tenha este local como seu ponto de partida, dentre outros motivos, por marcar a divisão entre a Montevidéu antiga e a moderna.
Teatro Solís
Este é, sem dúvida, o grande tesouro da Ciudad Vieja! Inaugurado em 1856 (somente 31 anos após a emancipação do país), possui uma imponente fachada neoclássica que merece alguns minutos de contemplação. Seu interior é ainda mais lindo! A visita guiada é super aconselhada para que nenhum detalhe e fato histórico escape de seu olhar. Endereço: 3QRX+WHR, Reconquista S / N esq, Bartolomé Mitre, 11000 Montevideo. Maiores informações poderão ser obtidas aqui no site oficial do Teatro.
Museu Andes 1972
Esta é uma visita imperdível pra quem gosta de história. Ele conta a incrível saga de 45 uruguaios que foram considerados mortos após um desastre aéreo, mas que, ao contrário, sobreviveram e foram resgatados 72 dias depois! Isso debaixo daquele frio dos Andes! Esta história virou até filme!
Quer saber mais detalhes sobre esse museu pra lá de interessante? Clique aqui.
Catedral Metropolitana de Montevidéu
Também conhecida como Igreja Matriz, é a principal igreja católica da cidade e localiza-se bem em frente ao Cabildo de Montevidéu e da Plaza de la Constitución na Ciudad Vieja. Suas origens estão relacionadas à antiga matriz de Montevidéu, (construída em 1720) e teve sua inauguração no ano de 1804, depois de 14 anos de construção. Inicialmente era chamada de Iglesia de la Inmaculada Concepción e somente em 1897 recebeu a denominação atual, concedida pelo Papa León XIII.
Seu interior é belíssimo, já tendo sido palco de diversos eventos do país, como o juramento da Constituição, a benção da bandeira uruguaia, etc. Até hoje é muito procurada para eventos religiosos como casamentos, batismos, etc., além de eventos culturais. Sua visitação é gratuita.
Museu do Carnaval
Se você curte Carnaval, não pode deixar de conhecer esse museu dedicado inteiramente à história e tradições desta festa no Uruguai. Embora com algumas diferenças do carnaval brasileiro, está é também uma festa de grande importância para o povo uruguaio.
Inaugurado em 2006, sua localização é muito boa: ao lado do Mercado del Puerto. Se você for numa quarta-feira, não pagará para entrar.
Encontre aqui outras informações sobre o Museu do Carnaval.
Estádio Centenário
Construído em 1930 para a primeira Copa do Mundo em 1930, esse estádio foi declaro pela Fifa como monumento histórico do futebol. Atualmente é nele que a Seleção Uruguaia de Futebol costuma jogar.
Sua capacidade é para 65.235 espectadores. Seu nome foi escolhido devido à celebração do 100º Aniversário da Primeira Constituição do Uruguai. Em 2021 o estádio foi sede da Final da Copa Libertadores da América de 2021, quando Palmeiras e Flamengo se enfrentaram, sendo que o Flamengo amargou a derrota de 1×2!
Visite aqui o site do Museu.
Sugestão: se estiver disposto e o tempo permitir, dê uma esticada no Parque Batle que fica bem perto do do Estádio Centenário.
Mercado del Puerto
Esta é uma ótima pedida para experimentar a culinária típica uruguaia. Em seu surgimento, no ano de 1868, o mercado vendia alimentos apenas para os moradores da região. Mas, com o tempo, ele foi crescendo e hoje é ponto turístico obrigatório.
Um dos motivos é que nele encontram-se alguns dos melhores restaurantes da cidade. Dentre vários pratos, a Parrillada uruguaia é muito procurado ali. Mas além de comida, o mercado vende diversas outras mercadorias, incluindo barraquinhas com artesanatos e lembrancinhas.
Conheça aqui um pouco mais sobre o Mercado del Puerto.
Orla de Montevidéu
Punta Carretas
Esta é uma das praias mais famosas de Montevidéu, localizando-se em uma área residencial bastante frequentada, tanto por moradores, como por turistas. Nela é possível visitar diversas atrações, como:
Farol de Punta Carretas
Construído em 1876, tem sido um dos mais famosos pontos turísticos da cidade. Através dele é possível ter uma visão de toda a cidade, além de apreciar o Rio da Prata.
Punta Carretas Shopping
Ótimo lugar para encontrar lojas de marcas famosas, entre elas, Levi’s, Pandora, Polo, Puma, etc. Até sua inauguração em 1994, o prédio abrigava um presídio. Mas hoje é um lugares mais visitados por aqueles que visitam Montevidéu. Além de lojas famosas, o Shopping oferece cinema, casa de câmbio, praça de alimentação, etc.
Rambla
Simplesmente caminhar pela Rambla é uma ótima sugestão. Além de ser ótima opção para uma bebida ou refeição, já que oferece diversas opções de bares, restaurantes e cafés e, no final do dia, é parada obrigatória para contemplar o por do sol.
Letreiro de Montevidéu
Nem pensar em deixar de tirar fotos aqui como lembrança da visita à esta cidade especial!.
Vinícolas
Outra atração muito famosa em Montevidéu é a visita a suas vinícolas. Existem diversas próximas à cidade de Montevidéu. Aqui vão algumas sugestões:
- Bodega Bouza
- Carrau
- Pizzorno
- Bodega Viñedo de los Vientos
Todas elas ficam de 20 a 4o km de distância do centro da capital uruguaia.
Como se Locomover em Montevidéu
As principais atrações da cidade ficam no Centro Histórico. Sua principal avenida, a 18 de Julho, começa na Praça Independência e termina no Obelisco e Parque Batle. Já Sarandi é a rua para pedestres localizada no Centro Histórico da cidade. A Rambla percorre a orla do Rio da Prata , indo desde o Centro até as praias.
É bem tranquilo caminhar a pé na cidade. Mas caso necessite se deslocar em percursos maiores, os ônibus funcionam muito bem e ligam os principais pontos turísticos da cidade.
Como Chegar a Montevidéu com Milhas
Há diversas maneiras de chegar até Montevidéu com milhas partindo do Brasil, especificamente de São Paulo. Aqui estão alguns exemplos:
- Smiles – Você pode voar, por exemplo, a partir de 31 mil milhas o trecho, mais taxas.
- LATAM Pass – Você pode voar, por exemplo, com a própria Latam a partir de 21.077 pontos o trechos mais taxas.
- Azul Fidelidade – Você pode voar, por exemplo, a partir de 6 mil pontos pontos o trecho mais taxas, partindo de Porto Alegre.
Note que os valores acima são apenas indicativos e podem mudar a qualquer momento.
Tome Nota
Montevidéu é uma cidade interessante para um fim de semana prolongado, porém prepare o bolso. Nosso real irá te desapontar nos restaurantes e lojas que você visitar! Tudo em Montevidéu é bem caro, quando comparado com os preços no Brasil.
E você, tem dicas do que ver e fazer em Montevidéu para compartilhar conosco?
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.